“Se a história é nossa, a memória nos pertence”: desafios e contribuições do Memorial Brumadinho para as Museologias Comunitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-02672025v33e23

Palavras-chave:

Museologia, Museologias Comunitárias, Brumadinho, Tragédia-crime, Memorial Brumadinho

Resumo

Este artigo analisa a trajetória do Memorial Brumadinho, criado em decorrência do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho, Minas Gerais, que ocasionou um dos maiores crimes-tragédias socioambientais do país. O objetivo é compreender a concepção e a luta pela gestão do memorial, a partir das articulações da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão – Brumadinho (Avabrum). Apresenta alguns desafios e contribuições dos memoriais de vítimas e atingidos por crimes-tragédias para as Museologias comunitárias e para as disputas sobre memória, reparação e pertencimento. A partir de uma metodologia qualitativa, privilegia o estudo de caso por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental. Para tanto, mobiliza fontes diversas, a exemplo de bibliografia especializada, matérias jornalísticas, laudos técnicos, publicações em sites e redes sociais da Avabrum, além de visitas ao memorial e participação em audiências públicas. O intuito foi demonstrar a importância de relativizar e problematizar os conceitos e, ao mesmo tempo, de perceber os processos museológicos como ficções e fricções em constantes adaptações, reinvenções e atravessamentos. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clovis Carvalho Britto, Universidade de Brasília

    Pós-doutor em museologia na Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa e pós-doutor em estudos culturais no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em museologia pela Universidade Lusófona e doutor em sociologia pela Universidade de Brasília. Professor associado 2 na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília no Curso de Museologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia. Professor colaborador no Departamento de Museologia e investigador colaborador no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona, Portugal. Bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Museologia (2020-2026).

Referências

Fontes impressas

BRASIL. Decreto n.º 8.124, de 17 de outubro de 2013. Regulamenta dispositivos da Lei n.º 11.904, de 14 de janeiro de 2009, que institui o Estatuto de Museus, e da Lei n.º 11.906, de 20 de janeiro de 2009, que cria o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2013.

CHAGAS, Mario. Museu Integral. In: INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018.

COMISSÃO Externa sobre Fiscalização dos Rompimentos de Barragens e Repactuação. Relatório Temático Brumadinho. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, novembro de 2024. Disponível em: https://bit.ly/3IXyjad. Acesso em: 1 jan. 2025.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018.

SIQUEIRA, Juliana. Comunidade. In: INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018.

Fontes manuscritas

MAYRAND, Pierre. Nouvelle muséologie: aspects formels et spécifiques. Quebec, 3 out. 1984. Datilografado.

Livros, artigos e teses

ARCURI, Márcia; LAIA, Paulo Otávio; SUÑER, Rodrigo. Territórios e patrimônios na lama das negociações: desafios para a museologia comunitária na Barragem de Fundão. Arquivos do Museu de História Natural e Jardim Botânico - UFMG, Belo Horizonte, v. 24, n. 1/2, p. 209-244, 2015.

ASSOCIAÇÃO DOS FAMILIARES DE VÍTIMAS E ATINGIDOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM MINA CÓRREGO DO FEIJÃO – BRUMADINHO. Avabrum 272 vidas presentes: a história da Associação de Familiares e da tragédia-crime da Vale em Brumadinho de A especifiques Z. Brumadinho: AVABRUM, 2024.

BRIONES, Marcia Cristina Hernández. Sítios de consciência, a memória e a comunicação. 10º Encontro Nacional de História da Mídia, Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia, Porto Alegre, 2015.

BRITO, Ana Paula Ferreira de. Museologia de memórias traumáticas: a produção acadêmica da Museologia brasileira sobre a ditadura (2014-2020). 2023. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.

BRITTO, Clovis Carvalho. “Nossa maçã é que come Eva”: a poética de Manoel de Barros e os lugares epistêmicos das Museologias Indisciplinadas no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Museologia), Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2019.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Museologia: a luta pela perseguição ao abandono. 2000. Tese (Livre-Docência) – Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Os museus servem para transgredir: um ponto de vista para a Museologia paulista. In: SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS (org.). Museus: o que são, para que servem? Brodowski: ACAM Portinari - Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2011.

CAMARENA, Cuauhtémoc; MORALES, Teresa. Manual para la creación y desarrollo de museos comunitarios. La Paz: Fundación Interamericana de Cultura y Desarrollo, 2009.

CHAGAS, Mario; PIRES, Vladimir Sibylla (org.). Território, museus e sociedade: práticas, poéticas e políticas na contemporaneidade. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2018.

CHAGAS, Mario; GOUVEIA, Inês. Museologia Social: reflexões e práticas (à guisa de apresentação). Cadernos do CEOM, Chapecó, v. 27, n. 41, p. 9-22, 2014.

DESVALLÉES, André. Muséologie comme champ disciplinaire: trajectoires. Revista Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 42, n. 3, 2013.

DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria, ROSA, Mana Marques. Entre mastodontes e Frankensteins: caminhos para o delineamento de políticas de acervos em museus. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, n. 24, p. 153-162, 2014.

DUPIN, Leonardo Vilaça; MARTINS, Márcio. Romaria a Brumadinho: contramonumento em memória das vítimas do crime-desastre da mineração. Religião & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 43, n. 3, 2023.

DUPIN, Leonardo Vilaça; PEREIRA, Edilson. De Minas às ruínas: o refazer da memória e da paisagem no pós-desastre de Brumadinho. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humanas, Belém, v. 17, n. 3, e20210104, 2022.

FINNEGAN, Ruth. Tales of the city: a study of narrative and urban life. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

MORAES-WICHERS, Camila Azevedo de. Processo curatorial, museus antropológicos e descolonização. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 29, p. 1-10, 2021.

MOUTINHO, Mário. Editorial: Interculturalidade Crítica e Sociomuseologia. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 65, n. 21, p. 1-2, 2023.

MOUTINHO, Mário. Definição evolutiva de Sociomuseologia: proposta de reflexão. Cadernos do CEOM, Cadernos do CEOM, Chapecó, v. 27, n. 41, 2014.

MOUTINHO, Mário. Sobre o conceito de Museologia Social. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 1, n. 1, 1993.

NEVES, Kátia Regina Felipini. Memorial da Resistência de São Paulo: uma perspectiva museológica processual. In: FERREIRA, Maria Letícia Mazzucchi; MICHELON, Francisca Ferreira (org.). Memória e esquecimento. Pelotas: Ed. da Universidade Federal de Pelotas, 2012. p. 35-66.

OLIVEIRA, Maraya de Fátima Costa de; COELHO, Priscilla Arigoni. Homogeneização e silenciamento das memórias coletivas na construção dos lugares de memória: o caso do subdistrito de Bento Rodrigues. Anais do 5.º Seminário Brasileiro de Museologia, Porto Alegre, 2022.

RANGEL, Danilo Amparo; NOGUEIRA, Carolina Gomes; VECCHIOLLI, Virgínia Susana; SERRES, Juliane Conceição Primon. A proliferação de memoriais às vítimas no Brasil: reflexões em torno a alguns casos recentes. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, ed. especial, p. 1-18, abr., 2019.

RIBEIRO, Tatiana S. Damas; MOREIRA, Isabela da Costa. Ecomuseu de Itaipu e Programa Cultivando Água Boa: gestão patrimonial comunitária na Bacia Paraná 3. Cadernos do CEOM, Chapecó-SC, v. 27, n. 41, p. 289-305, 2014.

SANTOS, Susy da Silva. Ecomuseus e Museus Comunitários no Brasil: estudo exploratório de possibilidades museológicas. 2017. Dissertação (Mestrado em Museologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

SANTOS JÚNIOR, Roberto Fernandes dos. Por uma museologia da libertação: patrimônio e desenvolvimento local em Hugues de Varine. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) – Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2017.

SILVA, André Fabrício. Bento Rodrigues e as memórias que a lama não apagou: emoções patrimoniais na (re) construção das identidades no contexto pós-desastre. 2023. Tese (Doutorado em Museologia e Patrimônio) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.

SILVA, Telma Camargo da. Musealização de eventos críticos: análise da tensão entre múltiplas narrativas da dor. In: TAMASO, Izabela; LIMA FILHO, Manuel Ferreira (org.). Antropologia e patrimônio cultural: trajetórias e conceitos. Brasília, DF: ABA, 2012.

SOSA, Ana Maria; FERREIRA, Maria Letícia Mazzucchi. Memoria musealizada: un estudio sobre los procesos de patrimonialización de memorias traumáticas en Uruguay y Brasil. Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, 2014.

TOLENTINO, Átila Bezerra. A ferida colonial, os museus e as lutas no campo: insurgências e práticas decoloniais no Memorial das Ligas e Lutas Camponesas. 2024. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2024.

VALENÇA, Vivianne Ribeiro; ALMEIDA, Gelsom Rozentino de. Ecomuseus universitários brasileiros: desafios e potencialidades. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 66, n. 22, p. 81-95, 2023.

VAN MENSCH, Peter. Towards a methodology of museology. 1992. Tese (Doutorado em Museologia) – Universidade de Zagreb, Zagreb, 1992.

VARINE, Hugues de. El ecomuseo singular y plural: un testimonio de cincuenta años de museología comunitaria en el mundo. Santiago: ICOM Chile, 2020.

VARINE, Hugues de. O ecomuseu. Ciência & Letras, Porto Alegre, n. 27, p. 61-90, 2000.

Sites

A CORAJOSA missão de seguir em frente, ao lado da dor. Projeto Preserva, 2024. Disponível em: https://bit.ly/4mdX4NK. Acesso em: 1 jan. 2025.

AQUINO, Célia. Gustavo Penna encara o projeto mais completo da sua carreira em Brumadinho. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 25 jul. 2021. Disponível em: https://bit.ly/44UAlR5. Acesso em: 1 jan. 2025.

ASSOCIAÇÃO DOS FAMILIARES DE VÍTIMAS E ATINGIDOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM MINA CÓRREGO DO FEIJÃO – BRUMADINHO. Familiares das vítimas concluem processo de seleção do projeto arquitetônico do Memorial. [S. l.]: 2020. Disponível em: http://bit.ly/4lN5dsE. Acesso em: 30 dez. 2024.

ASSOCIAÇÃO DOS FAMILIARES DE VÍTIMAS E ATINGIDOS PELO ROMPIMENTO DA BARRAGEM MINA CÓRREGO DO FEIJÃO – BRUMADINHO. Brumadinho: Avabrum garante gestão e conservação do Memorial construído em homenagem às vítimas do rompimento da barragem. [S. l.]: 2023. Disponível em: http://bit.ly/4kIsWc3. Acesso em: 30 dez. 2024.

CANCIAN, Natália. Inauguração de Memorial em Brumadinho é adiada, e famílias apontam divergência com a Vale. Folha de São Paulo, São Paulo, 25 jan. 2023. Disponível em: https://bit.ly/4feFbw7. Acesso em: 30 dez. 2024.

DONIZETE, Rafael. Governança do Memorial em Brumadinho é um direito dos familiares das vítimas, defende Avabrum. Aedas, Belo Horizonte, 23 fev. 2023. Disponível em: https://aedasmg.org/governanca-do-memorial-direito-dos-familiares/. Acesso em: 2 jan. 2025.

PEREIRA, Paulo Henrique. Memorial Brumadinho relembra a história das vítimas da tragédia. Edição do Brasil, 31 jan. 2025. Disponível em: https://edicaodobrasil.com.br/2025/01/31/memorial-brumadinho-relembra-a-historia-das-vitimas-da-tragedia/. Acesso em: 17 mar. 2025.

RODRIGUES, Léo. Memorial atrasa inauguração por impasse entre atingidos e mineradora. Agência Brasil, 26 jan. 2024. Disponível em: https://bit.ly/4o9Rhe1. Acesso em: 1 jan. 2025.

WERNECK, Gustavo; NOGUEIRA, Bruno. Memorial Brumadinho é inaugurado em homenagem às 272 vítimas de tragédia. Estado de Minas, 25 jan. 2025. Disponível em: https://bit.ly/3IRM76a Acesso em: 17 mar. 2025.

Downloads

Publicado

2025-08-04

Edição

Seção

Museus

Como Citar

BRITTO, Clovis Carvalho. “Se a história é nossa, a memória nos pertence”: desafios e contribuições do Memorial Brumadinho para as Museologias Comunitárias. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 33, p. 1–27, 2025. DOI: 10.11606/1982-02672025v33e23. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/232681.. Acesso em: 6 nov. 2025.