Entre as memórias e a sensibilização de bens culturais: análise sobre os museus femininos e/ou de mulheres
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-02672026v34e36Palabras clave:
Museus femininos, Mulheres, Tempo presente, Museologia de gênero, IbramResumen
Este artigo faz um levantamento histórico sobre os “museus de mulheres ou museus femininos” pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), dialogando sobre as representatividades femininas e as memórias de mulheres. O objetivo consiste em investigar como se estruturam esses museus, a memória da mulher homenageada na nomenclatura do museu, sua preservação, bem como a proposição da representatividade cultural feminina. Utilizamos as concepções teóricas da história do tempo presente, assim como a museologia de gênero e história das mulheres, no sentido de compreender o alcance e a ampliação de espaços de memória como museus. Metodologicamente, a pesquisa faz parte de um projeto mais amplo, sendo um recorte, que tem como foco a dimensão histórica do museu como espaço de emancipação feminina, com bens patrimoniais femininos, representatividade e memória das mulheres, dialogando sobre o processo de expor, preservar, ampliar e salvaguardar os bens culturais femininos como parte do patrimônio histórico-cultural.
Descargas
Referencias
Fontes impressas
BRASIL. Lei n. 11.906, de 20 de janeiro de 2009. Cria o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 jan. 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11906.htm. Acesso em: 26 mar. 2026.
Livros, artigos e teses
CID MORAGAS, Daniel. La casa museu a memòria de l’individu: Algunes consideracions sobre aquesta tipologia. L´Arc, n. 2, p. 57-59, 1996.
HEIN, George. O dilema da Educação Científica: como ensinar quando os visitantes apenas querem aprender. In: MARANDINO, Martha; ALMEIDA, Adriana Mortara; VALENTE, Maria Esther Alvarez. Museu: lugar do público. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2009.
IBRAM. Guia dos Museus Brasileiros. IBRAM, Brasília, DF, 2011. Acesso em: 26 mar. 2026.
IBRAM. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. IBRAM, Brasília, DF, 2018.
LOPES, Maria Margaret. Bertha Lutz e a importância das relações de gênero, da educação e do público nas instituições museais. MUSAS: Revista Brasileira de Museologia, Brasília, DF, n. 2, 41-47, 2006.
MARTÍNEZ, José Antonio Sánchez. Cuerpos ajenos. Segovia: Ediciones La Uña Rota, 2017.
MATEO PÉREZ, Soledad. Las casas museo en España: Análisis de una tipología museística singular. 2016. Tese (Doutorado em História da Arte) – Universidad de Murcia, Murcia, 2016.
MCP. Plano Museológico do Museu Casa da Princesa. Pilar de Goiás: Ibram, 2009.
OLIVEIRA, Ana Cristina Audebert Ramos. Colecionismo a partir da Perspectiva de Gênero. Museologia & interdisciplinaridade, v. 7, n. 13, p. 15-30, 2018.
OLIVEIRA, José Claudio Alves. O museu na era do ciberespaço. Ciberlegenda, out. 2007.
POLLOCK, Griselda. O Feminismo: un Fenómeno Mundial que Chegou ata a Universidade. Reflexións sobre a Influencia do Feminismo no Pensamento e a Arte desde 1970. A Batalla dos Xéneros, Catálogo da Exposição de 13 de Setembro a 9 de Dezembro 2007 no Centro Galego de Arte Contemporánea. Junta de Galicia, pp 99-104, 2007.
RECHENA, Aida Maria Dionísio. Sociomuseologia e gênero: imagens da mulher em exposições de museus portugueses. 2011. Tese (Doutorado em Museologia) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2011.
RIOUX, Jean-Pierre. Pode-se fazer uma história do presente? In: CHAUVEAU, Agnes; TÉTART, Philippe. (orgs.). Questões para a história do presente. Bauru: EDUSC, 1999.
SCHEINER, Tereza Cristina. Museologia ou Patrimoniologia: reflexões. In: GRANATO, Marcus;
SANTOS, Cláudia Penha; LOUREIRO, Maria Lucia de Niemeyer Matheus. (orgs.). Museu e Museologia: Interfaces e Perspectivas. Rio de Janeiro: MAST, 2009.
SCOTT, Joan W. Os usos e abusos do gênero. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, São Paulo, v. 45, p. 327-351, 2012.
POULOT, Dominique. Museu, Nação, Acervo. In: BITTENCOURT, José Neves; TOSTES, Vera; BENCHETRIT, Sara (orgs.). História representada: o dilema dos museus. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2003. p.25-62.
VAQUINHAS, Irene. Museus do feminino, museologia de género e o contributo da história. MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares, jun. 2014.
Sites
Instituto Brasileiro de Museus – Ibram
Descargas
Publicado
Declaración de disponibilidad de datos
Os dados de pesquisa estão disponíveis no corpo do documento.
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Jaqueline Aparecida Martins Zarbato, Maristela Carneiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Anais do Museu Paulista 