Imagens da nação, do progresso e da tecnologia: a Exposição Universal de Filadélfia de 1876

Autores

  • Sandra Jatahy Pesavento Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-47141994000100011

Palavras-chave:

Exposições universais, Exposição do Centenário (Filadélfia, 1876), Exposição universal e identidade brasileira

Resumo

Após considerar premissas sobre as imagens como representações sociais e sobre as Exposições Universais como um teatro privilegiado para a exibição daquela hermenêutica do real engendra-da pela transformação capitalista do mundo e pelo ideá rio burguês, incluindo ainda a dimensão utópica da época, a A. brevemente caracteriza a Exposição do Centenário (da Independência Americana), na Filadélfia, 1876. Comenta a presença de um pavilhão brasileiro e os ecos da visita do Imperador D.Pedro 11. Enfim, confronta sentidos divergentes, quer se trate da auto-imagem de sucesso do "sonho americano", quer das contradições de uma identidade brasileira que tenta incorporar a nova ética do trabalho livre mecanizado, numa sociedade escravocrata e vinculada ao mercado internacional.

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Publicado

1994-01-01

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Imagens da nação, do progresso e da tecnologia: a Exposição Universal de Filadélfia de 1876 . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 151–168, 1994. DOI: 10.1590/S0101-47141994000100011. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/5298.. Acesso em: 27 abr. 2024.