Os retratos de Maria Isabel e Maria Francisca de Bragança, de Nicolas-Antoine Taunay

Autores

  • Elaine Dias Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-47142011000200002

Palavras-chave:

Retrato, Nicolas-Antoine Taunay, Maria Isabel de Bragança, Maria Francisca de Assis

Resumo

Nicolas-Antoine Taunay, pintor de paisagens francês, também realizou alguns retratos durante sua estadia na corte do Rio de Janeiro. Nessa cidade, em 1816, ele pinta a rainha Carlota Joaquina e todas as suas filhas. Nesse conjunto, dois retratos sobressaem-se de modo especial: os hoje ainda inventariados como de Maria Francisca e de Maria Teresa, mas que provavelmente são o de Maria Isabel e o de Maria Francisca de Assis - princesas que, nesse ano, deixavam o Brasil para casar-se, respectivamente, com Fernando VII, o rei espanhol, e com seu irmão Carlos Isidro de Bourbon. Neste artigo, além de descrevermos os retratos (e analisarmos a questão da identidade das princesas retratadas), abordamos suas funções na sociedade das cortes e os principais artistas do gênero na Europa. Discutimos, também, as hipóteses que permeiam as escolhas de Taunay para sua execução. Nesse sentido, tratamos da possível circulação de tipologias entre Itália, Portugal, Espanha e França, buscando entender a forma como Taunay os realizou e as funções que doravante tais retratos ocupariam nas relações entre o Brasil e a Europa.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

DIAS, Elaine. Os retratos de Maria Isabel e Maria Francisca de Bragança, de Nicolas-Antoine Taunay . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 11–43, 2011. DOI: 10.1590/S0101-47142011000200002. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/5551.. Acesso em: 3 dez. 2024.