Alice no Brasil das maravilhas de Joãosinho Trinta: agenciamento e trânsito do “popular” no Sesc Pompeia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.222709

Palavras-chave:

Joãosinho Trinta, "Popular", Escolas de samba, História das exposições, Arte contemporânea

Resumo

Resultado do nosso interesse em investigar a presença de carnavalescos de escolas de samba do Rio de Janeiro, enquanto agentes do “popular”, em espaços da arte contemporânea, o presente artigo trata da exposição Alice no Brasil das maravilhas, realizada pelo carnavalesco Joãosinho Trinta no Sesc Pompeia, em 1989. Analisaremos as estratégias de agentes e instituições da arte contemporânea para dar a ver a produção em “trânsito” de Trinta entre o “popular” e a arte contemporânea e institucionalizada. Particularmente, discutiremos como documentos que registram o processo de concepção e montagem da exposição, especialmente as fotografias, sugerem esse evento como uma performance na qual há agenciamento de saberes e processos próprios de barracões de escolas de samba em um espaço de arte contemporânea.

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Biografia do Autor

  • Pedro Ernesto Freitas Lima, Universidade de Brasília

    Pedro Ernesto Freitas Lima é Professor Assistente do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Artes, com ênfase em Teoria e História da Arte, pelo Programa de Pós-
    Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (PPGAV/VIS/IdA/UnB) (2020), e Mestre em Artes pelo mesmo programa (2016). Possui bacharelado em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto, pela Universidade de Brasília (2011). Atua no ensino e na pesquisa em Teoria e História da Arte, com ênfase em arte contemporânea, história da arte, curadoria e
    exposições, a partir de uma perspectiva interdisciplinar com políticas culturais, sociologia da arte, história da cultura e museologia.

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Publicado

2025-08-29

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Artigos

Como Citar

Lima, P. E. F. (2025). Alice no Brasil das maravilhas de Joãosinho Trinta: agenciamento e trânsito do “popular” no Sesc Pompeia. ARS (São Paulo), 23, e-222709. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.222709