Prazo para submissão Prorrogado - número 10.2 Visualidades das Cenas
A Revista Aspas informa que o prazo para submissão de artigos para a edição 10.2 Visualidades das Cenas foi prorrogado para o dia 26 de abril de 2021.
A composição visual é parte integrante do processo de criação das cenas. O termo "visualidades" abrange tudo aquilo que se vê na cena, as possibilidades de criação de narrativas e experiências visuais, mobilizando elementos cênicos para além dos textos e das palavras. A tradição das artes cênicas européias e sua forte influência nas expressões cênicas do Ocidente, acabou privilegiando o texto escrito e outras narrativas, condicionando os elementos da visualidade cênica às indicações contidas nestes. Esse caráter de correspondência e adequação entre o material textual/narrativo e a imagem da cena é percebido tanto na tradição do teatro europeu ocidental quanto na dança clássica e suas reverberações. Entretanto, não tardou para que outros artistas da cena subvertessem essa lógica e explorassem formas abstratas, simbólicas, performativas e experimentais das visualidades da cena e suas possibilidades de sinergia. Essas práticas reconfiguram as noções de cena e apresentam novos pensamentos sobre o tema que será abordado aqui.
Em diálogo com pesquisas cada vez mais frequentes sobre as Artes Cênicas, a Revista Aspas lança sua primeira chamada específica sobre os estudos dessa temática, convocando artistas e pesquisadores a pensar sobre as seguintes questões: que outros modos de criação e pensamento sobre a composição das visualidades da cena surgem ao longo da história, considerando ainda o diálogo desta área com outras linguagens para além das Artes Cênicas, como é o caso da direção de arte e suas interfaces entre o teatro e cinema? Como a composição visual da cena vai se transformando com o tempo, em termos de criação e análise, trazendo outras abordagens e experiências estéticas? Como pensar o conceito de imagem e sua elaboração para além do campo das artes visuais e considerando as artes da cena também como prática de criação de imagens? Incluindo as perspectivas pedagógicas, podemos pensar em quais poderiam ser os processos de formação dos diferentes profissionais que atuam na criação das visualidades das cenas, assim como as metodologias de trabalho a serem desenvolvidas nesses processos. Para esta questão, pode-se incluir a atuação dos artistas em cena (atores, atrizes, performers, dançarinos, intérpretes, entre outros) como co-criadores desses elementos da cena, considerando processos criativos em grupo que privilegiam formatos horizontais, colaborativos e coletivos.
Interessam artigos que discutam cenografia, figurino, iluminação, caracterização, adereço e demais elementos cênicos que contribuam para a composição visual das mais diversas expressões do teatro, dança, circo, performance e teatro de formas animadas. Também são aceitos artigos que apresentem poéticas individuais de encenadores e como eles se expressam visualmente; bem como intersecções entre as visualidades das cenas com a moda, as artes visuais, o audiovisual e os folguedos.