SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ 15 DE ABRIL (Volume 14.1)

2024-03-13

A Revista Aspas, publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, prorroga até o dia 15 de abril de 2024 o prazo de recebimento de artigos inéditos dentro do escopo: Prática como pesquisa nas Artes Cênicas.

Com esta chamada, buscamos estimular reflexões que contribuam com o debate de pesquisas desenvolvidas em/na/através da prática artística. Queremos compreender o atual estado dessa discussão, dando ênfase para o que ficou conhecido como “prática como pesquisa”, termo que se desdobra em inúmeras nomenclaturas, tais como: pesquisa baseada na prática, pesquisa guiada pela prática, prática como pesquisa, pesquisa em artes, performance como pesquisa, pesquisa performativa, pesquisa através da prática, pesquisa-criação, pesquisa performativa, investiCreación, entre outras.

O debate da prática como pesquisa levanta perspectivas ontológicas, epistemológicas e metodológicas que poderão ser debatidas nesta edição da Revista Aspas. O que estamos entendendo por prática como pesquisa ou suas variáveis? Qual é o atual estado desta discussão? Como as universidades e as agências de financiamento lidam com esta modalidade de pesquisa? Toda prática artística é uma pesquisa? Estas e demais questões guiam essa chamada, em um periódico eletrônico de acesso livre e com revisão por pares a pesquisadores, sem taxas de submissão ou publicação.