SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ 02 DE SETEMBRO (Volume 14.2)

2024-08-18

A Revista Aspas, publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, prorroga até o dia 02 de setembro de 2024 o prazo de recebimento de artigos inéditos dentro do escopo: Artes Cênicas e Democracia: atuando outros mundos de direitos e políticas do viver.

 

Partindo de questões relativas às Artes Cênicas, Corpo e Democracia, tecemos este chamamento por meio de debates e conversas férteis, mas carregadas de urgências e angústias com pessoas atuantes no âmbito acadêmico e artístico da região sudeste, norte e nordeste. A comissão editorial contempla a população LGBTQIAPN+, negra, indígena, ribeirinha e mães.

Nos voltamos à formulação da tragédia grega clássica quando a democracia era pensada por artistas e filósofos, como na tragédia Oresteia, em que a deusa Athena cria os conceitos de tribunal e de justiça, colocando nas mãos do homem as decisões pertinentes ao destino das pessoas e o julgamento de seus atos conforme as leis estabelecidas.

Saltamos para o período das invasões coloniais e a perseverante e contínua exploração, expropriação e massacre dos povos originários e do meio ambiente. Seguimos, nos referenciando na história do Brasil, constatando a persistência de regimes políticos autoritários e perversos. Já recentemente, vivendo na conquistada Democracia, testemunhamos mais uma tentativa de golpe civil-militar nos atos terroristas do dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Entendendo o papel político das Artes e tendo em vista uma democracia para a vida e um estado de direito para todas as pessoas, convidamos contribuições para o levante estético-artístico-intelectual desta chamada. As proposições podem referir-se a qualquer tempo e lugar, não necessariamente se aplicando ao nosso país ou região, todavia nos interessa dar visibilidade aos processos, metodologias, artistas e histórias não contadas e sob risco contínuo e cotidiano de exclusão e extermínio continuado das populações vulnerabilizadas como os povos originários, a população preta, sobretudo os jovens periféricos e, também, a população LGBTQIAPN+.

Para orientar a submissão de proposições relacionando artes cênicas e democracia, sugerimos que as submissões articulem ideias de liberdade, igualdade, cidadania, direito cultural, artistas, poder, democracia, ditadura, anistia, colônia, capitalismo, Estado Democrático de Direito, governo (capitalismo) indireto, histórias de resistências, de artistas resistentes, proposições artísticas que colaboram e colaboraram tanto para avançar quanto para estagnar e retroceder com direitos democráticos. Também levantamos questões:

Como as artes cênicas contribuíram, contribuem ou podem contribuir para avançar com a democracia participativa, deliberativa, reinventá-la ou inventar outros regimes de governo? A arte sempre foi uma aliada na luta por liberdade e democratização dos direitos humanos e não-humanos? Quais artistas e artes, metodologias, pensamentos, proposições artísticas têm sido apagadas pela história e políticas de extermínio ao longo da História? Quais exemplos de resistências ainda não contados? Como os estados autoritários vêm tratando artistas? Quais aspectos históricos relacionam as artes com as lutas democráticas? O que pode a arte diante das múltiplas crises emaranhadas na fragilização das democracias? Qual o papel do artista como operador de transformações políticas e sensíveis? Como a estética se relaciona com a política? Como as artes vivas atuam/atuaram diante de políticas de morte (necropolítica)?

 

** Comissão Editorial: Profa Dra Mariana Guzzo (UNIFESP), Profa Dra Rosa Hercoles (PUCSP), Profa Dra Yara Costa (UFAM/UEA), Mestranda Txahá Xohã Pataxó – Maria Florguerreira (PRODAN-UFBA), Dra Fernanda Lemos (UNICAMP) e Doutorando Lucas Resende Moreira (PPGHS-USP).

Organizadores: Doutoranda Adriana Perrella Matos – Adriana Banana (PPGAC - USP), Mestrando Douglas Ricci (PPGAC – USP)