Resistência e restauração de identidades no teatro da microrregião de Pelotas

Autores

  • Adriano Moraes de Oliveira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v5i2p16-28

Palavras-chave:

Teatro de grupo, pesquisa teatral, teatro gaúcho

Resumo

O presente texto é resultado de uma pesquisa realizada entre 2012 e 2014 com o objetivo de mapear os grupos teatrais em atividade na microrregião de Pelotas, com o interesse de ampliar o conhecimento sobre as práticas teatrais desse espaço geográfico. O mapeamento aponta para uma prática teatral em que as motivações são muito próximas daquelas dos grandes centros econômicos: experimentação de linguagem, investigação de poética, preservação da memória e, obviamente, teatro como empreendimento comercial e de entretenimento. São apresentadas, também, as principais características do teatro na microrregião de Pelotas, de modo a indicar as ações de resistência a novos modelos, mas também a valorização de modelos de atuação por meio da reiterada restauração identitária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriano Moraes de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

    Professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas. Bacharel em artes cênicas (interpretação) pela UEL, mestre em teatro pela UDESC e doutor em educação pela UFPEL.

Referências

CAFEZEIRO, E. História do teatro brasileiro: um percurso de Anchieta a Nelson Rodrigues. Rio de Janeiro: Funarte/Editora da UERJ, 1996.

FARIA, J. R. Ideias teatrais: o século XIX no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2001.

LIPOVETSKI, G. & SERROY, J. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MAFFESOLI, M. A parte do diabo: resumo da subversão pós-moderna. Rio de Janeiro: Record, 2004.

______. A sombra de Dioniso. São Paulo: Zouk, 2005.

______. O conhecimento comum: introdução à sociologia compreensiva. Porto Alegre: Sulina, 2010.

OLIVEIRA, A. M. As intimações do imaginário a forma-ação do ator-professor: cartas sobre a reeducação do sensível. 2011. Tese (doutorado em educação), Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

OLIVEIRA, A. M. & PINTANEL, E. O. (orgs.). Sobre o teatro na região de Pelotas: primeira abordagem de pesquisa. Pelotas: GEPPAC, 2014.

PRADO, D. A. História concisa do teatro brasileiro. São Paulo: Edusp, 1999.

SANTOS, K. Sete de Abril: o teatro do imperador. Porto Alegre: Libretos, 2012.

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Oliveira, A. M. de. (2015). Resistência e restauração de identidades no teatro da microrregião de Pelotas. Revista Aspas, 5(2), 16-28. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v5i2p16-28