No balé e no teatro: a família como mediação na formação do professor-espectador
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p100-113Palavras-chave:
Espectador, Família, Formação docente, Artes Cênicas.Resumo
Esse artigo apresenta, a partir de exemplos localizados de experiências de dois professores de teatro e dança brasileiros, considerações sobre a relação entre a formação de uma identidade de espectador e a mediação da família nesse processo constitutivo, a partir das primeiras memórias dos professores como espectadores. Alicerçando a discussão, são evocados conceitos seminais da obra bourdiana como de capital cultural e simbólico e habitus, além da concepção da memória trazida pelo neurocientista Iván Izquierdo. A partir das pistas apresentadas, concluo com uma sugestão para a formação docente em artes cênicas.Downloads
Referências
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo/Porto Alegre: Edusp/Zouk, 2006.
FERREIRA, T. A escola no teatro e o teatro na escola. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
IZQUIERDO, I. Conferência de abertura. ISAACSSON, M. et al. (orgs.). Tempos de memória: vestígios, ressonâncias e mutações. Porto Alegre: AGE, 2013.
TORRES, M. C. A. R. Identidades musicais de alunas de Pedagogia: músicas, memória e mídia. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/neccso/pdf/tese_identidadesmusicais.pdf>. Acesso em: 28 dez. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista aSPAs
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.