Os Quintais de Porto Alegre: uma experiência de jogo entre as funções de ator e espectador
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p73-86Palavras-chave:
Intervenções Cênicas, Ator, Espectador, Convívio, Jogo.Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre Os Quintais de Porto Alegre, um circuito de intervenções cênicas que ocupou quintais de prédios históricos e públicos da capital gaúcha. Por meio de eventos que buscavam promover o convívio, os espectadores foram convocados ao jogo em uma proposta na qual as funções de atores e espectadores mesclavam-se e confundiam-se. Apresentando o processo de criação e refletindo sobre a experiência no contato com os espectadores, essas funções são analisadas e problematizadas, apresentando elementos que refletem a cena teatral contemporânea sob o aporte de Lehmann (2007), Albright (2013), Pesavento (2008), entre outros importantes autores.Downloads
Referências
ALBRIGHT, A. C. Caindo na memória. In: ISAACSSON, M.; MASSA, C. D.; SPRITZER, M.; SILVA, S. W. Tempos de memória: vestígios, ressonâncias e mutações. Porto Alegre: AGE, 2013. p. 49-67.
BARBA, E. Queimar a casa: origens de um diretor. São Paulo: Perspectiva, 2010.
KATZ, H.; GREINER, C. Por uma teoria do corpomídia. In: GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005. p. 125-133.
LEHMANN, H.-T. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
MUNDIM, A. C. A composição em tempo real: um lugar de convívio artístico, político e afetivo. In: Dramaturgia do corpo-espaço e territorialidade: uma experiência de pesquisa em dança contemporânea. Uberlândia: Composer, 2012. p. 99-117.
NELSON, L. Before your eyes: Seeds of a dance practice. 2003. Disponível em: <http://tuningscoreslog.files.wordpress.com/2009/11/before-your-eyes.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2016.
PESAVENTO, S. J. Fronteiras do pensamento: retratos de um mundo complexo. São Leopoldo: Unisinos, 2008.
WORTH, L.; POYNOR, H. Anna Halprin. London: Routledge, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista aSPAs
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.