A pulsão de teatralidade e a sobrevivência do teatro na atualidade

Autores

  • Elen de Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Matheus Borelli dos Santos Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p126-139

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Espectador, Imaginário, Jogador.

Resumo

Este artigo busca, por meio de uma leitura de O teatro é necessário?, de Denis Guénoun, aproximar as ideias abordadas pelo autor ao conceito de “pulsão de ficção”, forjado por Suzi Frankl Sperper, em uma tentativa de refletir acerca das motivações do espectador contemporâneo ao buscar uma obra teatral. Esse pensamento, apoiado na noção da tríplice mimese, de Paul Ricoeur, irá levantar possibilidades que investigam como um espaço institucionalizado pode proporcionar terreno fértil para o cultivo dessa necessidade humana pela ficcionalização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elen de Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

    Professora de literatura e teatro na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Matheus Borelli dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

    Graduando em artes cênicas na Universidade Federal de Ouro Preto. 

Referências

FREUD, S. (1920) Além do princípio do prazer. In: Obras psicológicas completas: Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996

GUÉNOUN, D. O Teatro é necessário? Tradução de Fátima Saadi. São Paulo: Perspectiva, 2012.

PIRANDELLO, L. O humorismo. In: GUINSBURG, J. (org.). Do teatro no teatro. São Paulo: Perspectiva, 2009. p. 42-177.

______. Seis personagens à procura de um autor. In: GUINSBURG, J. (org.). Do teatro no teatro. São Paulo: Perspectiva, 2009. p. 178-239.

RICOEUR, P. Tempo e Narrativa, tomo 1. Tradução Constança Marcondes Cesar. Campinas, SP: Papirus, 1994.

SPERBER, S. F. Efabulação e pulsão de ficção. Remate de Males, n. 22, 2002.

______. O diálogo entre mesmidade (identidade genética) e a ipseidade, responsável

pela ética − ou, de uma alteridade constitutiva da responsabilidade na relação

Eu-Tu. Revista Eletrônica Correlatio, n. 15, p. 5-15, 2009a.

______. Ficção e razão: uma retomada das formas simples. São Paulo: Hucitec, 2009b.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Medeiros, E. de, & Santos, M. B. dos. (2016). A pulsão de teatralidade e a sobrevivência do teatro na atualidade. Revista Aspas, 6(1), 126-139. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p126-139