Ânima trama: memória, afeto e artesania como tecido de um processo de criação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i2p97-111

Palavras-chave:

Processo de criação, Memória, Dança, Artesania.

Resumo

Este artigo deve ser compreendido como produção têxtil, tessitura e texto de uma dança tramada, um tecido doutoral bordado em linhas de processos de criação, sendo estes cerzidos a partir de três fios condutores: memória, afeto e artesania. Arte(sanato) que se alinha a têxteis outros – tessituras de Saramago, Spinoza, Sennett, Ostrower e Salles – a compor uma trama inicial de um processo que se pretende criação de uma dança bordada, configurada a partir de linhas, fios e tecidos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Rosangela Colares Lavand, Universidade Federal do Pará

    Artista, pesquisadora e militante da dança formada pelo curso técnico de Intérprete Criador, licenciatura plena, e pelo Mestrado em Artes, todos cursados na Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente cursa o doutorado em Artes, na linha de Poéticas e processos de criação do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Ciências da Arte (PPGArtes/ICA/UFPA), e integra o Coletive UmDeNós em Belém do Pará.

Referências

BATT, T. R. O tecido dos contos maravilhosos: contos de lugares distantes. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DINIZ, L (org.). Mitos e arquétipos na arteterapia: os rituais para se alcançar o inconsciente. Rio de Janeiro: WAK, 2010.

GARCIA, E. G. A aranha bordadeira. São Paulo: Elementar, 2014.

GUINSBURG, J.; CUNHA, N.; ROMANO, R. (org.). Spinoza Obra Completa IV. São Paulo: Perspectiva, 2014.

LOPES, C. T. Os nós de “A alquimia dos nós”. 1989. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 1989.

MACHADO, A. M. De olho nas penas. Rio de Janeiro: Salamandra, 1985.

______. O Tao da teia: sobre textos e têxteis. Estudos avançados, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 173-196, 2003. Disponível em: https://goo.gl/5ycKWE. Acesso em: 11 set. 2017.

NO CENTRO do palco… Coletive Umdenós, [S.l.], 2016. Facebook. Disponível em: https://goo.gl/cao37v. Acesso em: 12 dez. 2017.

OSTROWER, F. Criatividade e processo de criação. Petrópolis: Vozes, 2013.

SALLES, C. A. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2013.

SARAMAGO, J. O caderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

SCHMALTZ, Y. A alquimia dos nós. Goiânia: Secretaria de Educação e Cultura, 1979.

SENNETT, R. O Artífice. São Paulo: Record, 2009.

TIETZMANN SILVA, V. M. Penélope questionada – o tema do fio em Yêda Schmaltz. Signótica, Goiânia, ano II, p. 175-189, 1990.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Lavand, A. R. C. (2017). Ânima trama: memória, afeto e artesania como tecido de um processo de criação. Revista Aspas, 7(2), 97-111. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i2p97-111