Parâmetros fenomenológicos para pesquisa qualitativa em artes cênicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i2p64-77Palavras-chave:
Epistemologia, Método, Fenomenologia, Artes Cênicas, Géstica.Resumo
Este artigo é a primeira parte de um ensaio cujo objetivo é expor o emprego de alguns parâmetros do método fenomenológico de pesquisa qualitativa, estruturado para um estudo sobre a operacionalidade do gesto cênico e que constituiu minha tese de doutorado no âmbito do programa de pós-graduação da ECA-USP, a qual foi editada pela Nova Editora Acadêmica com o título Operacionalidade do gesto poético: do cotidiano à cena. Nesta etapa são abordados, em particular, aspectos epistemológicos que fundamentam o método, bem como alguns procedimentos que pontuam o trânsito entre noções teóricas e articulações práticas na estruturação metodológica para orientar a percepção, o registro, a organização e a análise de dados, que derivaram do acompanhamento de performances cênicas envolvendo três atrizes em processos criativos de diferentes montagens.
Downloads
Referências
FREUD, S. Sobre a psicopatologia da vida cotidiana. Rio de Janeiro: Imago, 1987. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v. VI).
GINGER, S.; GINGER, A. Gestalt: uma terapia de contato. Tradução Sonia de Souza Rangel. São Paulo: Summus, 1995.
GONDIM, L. M. P.; LIMA, J. C. A pesquisa como artesanato intelectual. Considerações sobre método e bom senso. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Campinas: Mercado de Letras, 2002.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MARINI, G. D.; TOFFOLO, R. B. G. O tratado dos objetos musicais de Pierre Schaeffer revisitado pela fenomenologia de Merleau-Ponty. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM MÚSICA – EPEM, 4., 2009, Maringá. Anais… Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2009.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 13, p. 5-24, 2000.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 2015-233, 1991.
TURNER, V. From ritual to theatre: the human seriousness of play. New York: PAJ Publications, 1982.
VARELA, F. J.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. Mente incorporada: ciência cognitiva e experiência humana. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Aspas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.