Visualidade e audiodescrição: a cena teatral sob o ponto de vista da deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v10i2p8-23Palavras-chave:
Visualidade da cena, Audiodescrição e teatro, Deficiência visualResumo
O presente artigo enfoca a questão da visualidade como orquestradora da cena teatral, levando em conta o processo tradutório por meio da audiodescrição (AD), na perspectiva da fruição espetacular por parte de pessoas com deficiência visual. Com o propósito de explorar tal enfoque, abordaremos o caráter tradutório da audiodescrição e sua articulação com o teatro. Em seguida, centraremos em uma experiência de audiodescrição, ainda em curso, do espetáculo “Abrazo”, do Grupo Clowns de Shakespeare – Natal/RN. E, por fim, priorizaremos a reflexão sobre a audiodescrição como uma prática de expansão do olhar, retomando a natureza etimológica do teatro, de tal modo que o enfoque estético da audiodescrição possa acompanhar a poética da cena, a partir da deficiência visual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Aspas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.