Teatro Copacabana: o comércio elegante na cena de Henriette Morineau
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v11i2p23-36Palavras-chave:
Teatro Copacabana, Henriette Morineau, teatro moderno, teatro de mercado, produçãoResumo
O artigo procura situar a companhia Os Artistas Unidos dentro do processo de transição rumo ao teatro brasileiro moderno e destacar o perfil artístico estabelecido por ela no Teatro Copacabana durante os anos que permaneceu instalada por lá. Há também a intenção de fornecer um breve contexto da movimentação teatral no Rio de Janeiro na metade do século XX com o surgimento em grande escala de salas de espetáculos na Zona Sul da cidade, sem, porém, ameaçar a força da região central. Esse panorama é traçado por meio de textos de pesquisadores da história do teatro brasileiro e por registros de depoimentos de artistas que trabalharam ao longo do período referido.
Downloads
Referências
ANDRADE, Ana Lúcia Vieira de; EDELWEISS, Ana Maria de Bulhões Carvalho (orgs.). A mulher e o teatro brasileiro no século XX. São Paulo: Hucitec, 2008.
BERGER, Paulo; ENEIDA. Copacabana. Rio de Janeiro: Departamento de História e Documentação da Prefeitura do Distrito Federal, 1959.
BOECHAT, Fernando. Copacabana Palace: um hotel e sua história. São Paulo: DBA, 2009.
BRANDÃO, Tania. Teatro dos Sete – a máquina de repetir e a fábrica de estrelas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2002.
BRANDÃO, Tania. Uma empresa e seus segredos: companhia Maria Della Costa. São Paulo: Perspectiva, 2009.
CARVALHO, Tania. Tônia Carrero – movida pela paixão. São Paulo: Imprensa Oficial, 2009.
COPEAU, Jacques. Apelos. São Paulo: Perspectiva, 2013. DIAS, José. Teatros do Rio. Rio de Janeiro: Funarte, 2012.
DORIA, Gustavo. Moderno teatro brasileiro. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, 1975.
FARIA, João Roberto (dir.) História do teatro brasileiro, volume 1: das origens ao teatro profissional da primeira metade do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2012.
FARIA, João Roberto (dir.) História do teatro brasileiro, volume 2: do modernismo às tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2013. GUZIK, Alberto. Paulo Autran: um homem no palco. São Paulo: Boitempo, 1998.
GUZIK, Alberto. TBC: crônica de um sonho. São Paulo: Perspectiva, 1986.
JOUVET, Louis. O comediante desencarnado: reflexões de um ator itinerante. São Paulo: É Realizações, 2014.
LICIA, Nydia. Ninguém se livra de seus fantasmas. São Paulo: Perspectiva, 2002.
LIMA TORRES, Walter. Introdução histórica: o ensaiador, o diretor e o encenador. Folhetim, Rio de Janeiro, n.9, p.60/72, jan/abr. 2001.
MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. São Paulo: Global, 1996.
MAGNO, Paschoal Carlos. Henriette Morineau e os autores brasileiros. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 46, n. 16030, p. 11. 5 fev. 1947.
MAGNO, Paschoal Carlos. O caso do teatro Fenix: uma carta de Henriette Morineau – outra de Fernanda de Barros – uma entrevista com Sarah Cesar Borba – Raul Roulien também é candidato ao Fenix. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, ano 49, n. 17449, p. 13, 1 fev. 1950.
MONTENEGRO, Fernanda. Fernanda Montenegro – itinerário fotobiográfico. São Paulo: Edições Sesc, 2018.
O’DONNELL, Julia. A invenção de Copacabana: culturas urbanas e estilos de vida no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. São Paulo: Perspectiva, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Aspas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.