Clínica Somático-Performativa: afeto como método
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i1p19-35Palavras-chave:
Performance, Trauma, Poéticas do cuidado, Arte socialmente engajadaResumo
O texto aborda de forma cartográfica a experiência da Clínica SomáticoPerformativa, desenvolvida na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro desde 2018, apresentando as pesquisas em arte realizadas no contexto dessa atividade, que se configura como uma prática de poéticas do cuidado em sala de aula. Por meio dessa experiência, reflete-se sobre a importância do afeto, da alegria e da coletividade em uma produção artística coletiva.
Downloads
Referências
ALICE, Tania. Manual para performers e não-performers: 21 ações artísticas para produzir felicidade. Rio de Janeiro: Multifoco, 2020.
ESTUDIO M-BARAKÁ (org.). Nise: a revolução pelo afeto. Rio de Janeiro: Centro Cultural do Banco do Brasil, 2021. Catálogo da exposição realizada no Centro Cultural do Banco do Brasil, entre 8 de junho e 15 de novembro de 2021.
GRANDIN, Temple; JOHNSON, Catherine. Animals in Translation – using the mysteries of autism to decode animal behaviour. New York: Simon and Schuster, 2005.
HELGUERA, Pablo. Education for socially engaged art. New York: Jorge Pinto Books, 2011.
MELLO, Luiz Carlos. Nise da Silveira: caminhos de uma psiquiatra rebelde. Rio de Janeiro: Automática, 2014.
MONSALU, Fabiane; ALICE, Tania (org.). Arte Relacional no Brasil: o que se faz, o que se come. Rio de Janeiro: Multifoco, 2021.
PELBART, Peter Pál. Por uma arte de instaurar modos de existência que “não existem”. In: 31ª BIENAL de São Paulo. São Paulo: Bienal, 2014. p. 250-265.
SHAKESPEARE, William. Hamlet e Macbeth. Tradução de Anna Amélia Queiroz. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Aspas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.