Sempre à beira de se tornar outra coisa

Autores

  • Elisa Band Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i1p154-167

Palavras-chave:

Teatro contemporâneo, Performance, Alteridade

Resumo

Este texto propõe uma análise dos espetáculos Gentil unicórnio e O animal, ambos da dramaturga, diretora e performer italiana Chiara Bersani, apresentados na ocasião da Semana da Cena Italiana Contemporânea em São Paulo (SCENA), realizada no Sesc Pompeia em maio de 2022. Pretende-se indagar como a singularidade que a performer instaura em cena pode nos apontar alguns elementos de abertura de sentidos e de possibilidades estéticas e existenciais, a partir da investigação de diferentes modos de criar e de existir que fogem a esquadrinhamentos domesticados, de corpo ou de linguagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elisa Band, Universidade de São Paulo.

    Performer, encenadora e pesquisadora. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Formada em Artes Cênicas pela Unicamp. Autora do livro Perecíveis (Lamparina Luminosa, 2015). Diretora de teatro da ONG Ser em Cena. Professora do curso de performance e de fotoperformance no Museu de Arte Moderna de São Paulo, dentro do Programa Igual Diferente. Diretora da Cia. Ueinzz.

Referências

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo: cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

DIDI-HUBERMAN, Georges; NEVES, Paulo. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

FABBRINI, Ricardo. Imagem e enigma. Viso: cadernos de estética aplicada, São Paulo, v. 10, n. 19, p. 241-262, 2016.

GALARD, Jean. A beleza do gesto: uma estética das condutas. v. 7. São Paulo: Edusp, 1997.

GREINER, Christine. Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005. Edição Kindle.

GUATTARI, Felix. Caosmose. São Paulo: Editora 34, 1992. MELO, Anahi Guedes de. O que é capacitismo? Inclusive: inclusão e cidadania, [s.l.], 2 dez. 2016. Disponível em: https://www.inclusive.org.br/arquivos/29958. Acesso em: 24 jul. 2022.

PELBART, Peter Pal. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.

PELBART, Peter Pal. Ensaios do assombro. São Paulo: n-1, 2019.

RANCIÈRE, Jacques. “O espectador emancipado”. Urdimento: revista de estudos em artes cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 15, pp. 107-122, 2010. DOI: 10.5965/1414573102152010107. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102152010107. Acesso em: 23 jul. 2022.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2009.

SCENA – Semana da Cena Italiana Contemporânea em São Paulo. [Catálogo da programação]. São Paulo: Sesc, 2022.

UNO, Kuniichi. Artaud-pensamento e corpo. Tradução de Christine Greiner e Ernesto Filho. São Paulo: n-1 edições, 2022.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Band, E. (2022). Sempre à beira de se tornar outra coisa. Revista Aspas, 12(1), 154-167. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i1p154-167