Sempre à beira de se tornar outra coisa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i1p154-167Palavras-chave:
Teatro contemporâneo, Performance, AlteridadeResumo
Este texto propõe uma análise dos espetáculos Gentil unicórnio e O animal, ambos da dramaturga, diretora e performer italiana Chiara Bersani, apresentados na ocasião da Semana da Cena Italiana Contemporânea em São Paulo (SCENA), realizada no Sesc Pompeia em maio de 2022. Pretende-se indagar como a singularidade que a performer instaura em cena pode nos apontar alguns elementos de abertura de sentidos e de possibilidades estéticas e existenciais, a partir da investigação de diferentes modos de criar e de existir que fogem a esquadrinhamentos domesticados, de corpo ou de linguagem.
Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo: cinema 2. São Paulo: Brasiliense, 2005.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges; NEVES, Paulo. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.
FABBRINI, Ricardo. Imagem e enigma. Viso: cadernos de estética aplicada, São Paulo, v. 10, n. 19, p. 241-262, 2016.
GALARD, Jean. A beleza do gesto: uma estética das condutas. v. 7. São Paulo: Edusp, 1997.
GREINER, Christine. Corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005. Edição Kindle.
GUATTARI, Felix. Caosmose. São Paulo: Editora 34, 1992. MELO, Anahi Guedes de. O que é capacitismo? Inclusive: inclusão e cidadania, [s.l.], 2 dez. 2016. Disponível em: https://www.inclusive.org.br/arquivos/29958. Acesso em: 24 jul. 2022.
PELBART, Peter Pal. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.
PELBART, Peter Pal. Ensaios do assombro. São Paulo: n-1, 2019.
RANCIÈRE, Jacques. “O espectador emancipado”. Urdimento: revista de estudos em artes cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 15, pp. 107-122, 2010. DOI: 10.5965/1414573102152010107. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102152010107. Acesso em: 23 jul. 2022.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2009.
SCENA – Semana da Cena Italiana Contemporânea em São Paulo. [Catálogo da programação]. São Paulo: Sesc, 2022.
UNO, Kuniichi. Artaud-pensamento e corpo. Tradução de Christine Greiner e Ernesto Filho. São Paulo: n-1 edições, 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Aspas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.