Teatro de animação em língua de sinais (TALS): uma nova modalidade de teatro de formas animadas

Autores

  • Natália Schleder Rigo Universidade do Estado de Santa Catarina. Departamento de Pedagogia a distância (CEAD).
  • Maria de Fátima Souza Moretti Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Artes (ART). Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i2p63-78

Palavras-chave:

Libras, Surdos, Teatro de animação

Resumo

Apresentamos um recorte da pesquisa de Rigo (2020) sobre o Teatro de Animação em Língua de Sinais (TALS), artefato cultural das comunidades surdas. Uma modalidade teatral diferenciada e inovadora que compreende bonecos, máscaras, objetos, sombras e demais figuras animadas, considerando o protagonismo de artistas surdos e o uso de sua própria língua materna visual para comunicação em cena: a língua de sinais. Abordamos, neste texto, mais precisamente a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a formação de atores animadores surdos.

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Biografia do Autor

  • Natália Schleder Rigo, Universidade do Estado de Santa Catarina. Departamento de Pedagogia a distância (CEAD).

    Professora pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC): natalirigo@gmail.com

  • Maria de Fátima Souza Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Artes (ART). Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

    Professora pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): sassamoretti@gmail.com

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Teatro de animação em língua de sinais (TALS): uma nova modalidade de teatro de formas animadas. (2022). Revista Aspas, 12(2), 63-78. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i2p63-78