O Teatro de Sombras no Brasil, sua história e perspectivas contemporâneas

Autores

  • Fabiana Lazzari de Oliveira Universidade de Brasília. Instituto de Artes. Departamento de Artes Cênicas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i2p79-100

Palavras-chave:

Teatro de Sombras, Teatro de Sombras brasileiro, Perspectivas contemporâneas, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo traz uma análise histórica das influências europeias no teatro de sombras brasileiro e seu estado da arte atual, bem como perpassa o ensino-aprendizagem e as principais companhias teatrais que pesquisam esta linguagem com suas perspectivas e reverberações nos últimos anos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiana Lazzari de Oliveira, Universidade de Brasília. Instituto de Artes. Departamento de Artes Cênicas

    Universidade de Brasília (UnB); Professora Adjunta do Departamento de Artes Cênicas (CEN), Instituto de Artes (IDA). Atriz, Sombrista, Diretora, Produtora Cultural. Bacharel em Educação Física pela UDESC (1998). fabiana.lazzari@unb.br. Pesquisa a praxis e a poiésis nas linguagens do teatro de animação (Teatro de Máscaras, Teatro de Bonecos, Teatro de Objetos, Teatro de Sombras e Teatro Lambe-Lambe), com especialidade em teatro de sombras (parte dos estudos desenvolvidos com o Teatro Gioco Vita, na Itália); pesquisa a formação da atriz e do ator a partir do trabalho corporal energético, a pedagogia da presença e a atuação no teatro e no cinema; estuda a pedagogia do teatro; e gestão e produção teatral. Coordenadora do Projeto de Extensão de Ações Contínuas e Grupo de Pesquisa CNPq  Laboratório de Teatro de Formas Animadas (LATA-UnB/CNPq); é editora colaboradora da Móin-Móin: revista de estudos sobre teatro de formas animadas (PPGT/UDESC) e fundadora da entreAberta Cia Teatral, do SKIA: Espaço da Sombra e do ProGeTe: Núcleo colaborativo de Produção e Gestão Teatral.

Referências

BALARDIM, Paulo; MOTTA, Gilson. Teatro de sombras ao vivo: Conversas com artistas latino-americanos. Rio de Janeiro: Mórula, 2021.

BELTRAME, Valmor. (Org). Teatro de sombras: técnica e linguagem. Florianópolis: UDESC, 2005.

BELTRAME, Valmor. Teatro de sombras, técnicas e linguagem: à guisa de apresentação. In: Móin-Móin: revista de estudos sobre o teatro de formas animadas. Jaraguá do Sul, ano 8, v. 9, 2012.

BELTRAME, Valmor. Valmor Nini Beltrame/UDESC. [Entrevista. Transcrição de Aline Santana Martins]. In: BALARDIM, Paulo; MOTTA, Gilson (org.). Teatro de sombras ao vivo: conversas com artistas latino-americanos. v. 1. 1. ed. Rio de Janeiro: Mórula, 2021.

DUBATTI, Jorge. Teatro y poética comparada: micropoéticas, macropoéticas, archipoéticas, poéticas enmarcadas. Buenos Aires: 2014.

FUNARTE; MINISTÉRIO DA CULTURA. Teatro do riso: mamulengos de mestre Zé Lopes. [Catálogo de exposição da Sala do Artista Popular]. Rio de Janeiro: Funarte, CNFCP, 1998. Disponível em: http://www.cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Secao=124. Acesso em: 18 mai. 2023.

LESCOT, Jean Pierre. Poesia e Amor no Teatro de Sombras. Tradução Valmor Beltrame. Teatro de Sombras: técnica e linguagem. BELTRAME, Valmor (org.) Florianópolis: UDESC, 2005.

MONTECCHI, Fabrízio. Além da Tela – Reflexões em forma de notas para um teatro de sombras contemporâneo. Móin-Móin: revista de estudos sobre o teatro de formas animadas. Jaraguá do Sul, ano 3, v. 4, 2007.

MONTECCHI, Fabrízio. Em busca de uma identidade: reflexões sobre o teatro de sombras contemporâneo. Móin-Móin: revista de estudos sobre o teatro de formas animadas. Jaraguá do Sul, ano 8, v. 9, 2012.

OBRY, Olga. O teatro na escola. São Paulo: Melhoramentos Indústrias de Papel, 1956.

OLIVEIRA, Fabiana Lazzari de. Alumbramentos de um Corpo em Sombras: o ator da Companhia Teatro Lumbra de Animação. 2011. 193 p. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

OLIVEIRA, Fabiana Lazzari de. Clipagens sobre teatro de sombras em matérias e informativos das revistas Mamulengo e de boletins ABTB UNIMA-BRASIL. 2016. Disponível em: https://teatrodeanimacao.files.wordpress.com/2021/08/1-clipagem-materias-abtb-e-revistas-mamulengo.pdf. Acesso em: 18 maio 2023.

OLIVEIRA, Fabiana Lazzari de. Da Prática pedagógica a atuação no teatro de sombras: um caminho na busca do corpo-sombra. 308p. Tese (Doutorado em Teatro) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

OLIVEIRA, Fabiana Lazzari de. Fabiana Lazzari – entreAberta Cia Teatral/UnB. [Entrevista. Transcrição de Ian Vieira]. In: BALARDIM, Paulo; MOTTA, Gilson (org.). Teatro de sombras ao vivo: conversas com artistas latino-americanos. v. 1. 1. ed. Rio de Janeiro: Mórula, 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

O Teatro de Sombras no Brasil, sua história e perspectivas contemporâneas. (2022). Revista Aspas, 12(2), 79-100. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i2p79-100