O monta-desmonta das políticas culturais no Brasil

Autores

  • Lucas Valentim Rocha Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i2p111-123

Palavras-chave:

autoritarismo, instabilidade, políticas culturais

Resumo

Este texto surge na pesquisa de doutorado do autor, defendida em 2019. O interesse é desenvolver uma análise histórica e crítica acerca do panorama das políticas públicas para a Cultura, no Brasil, desde a Era Vargas (1934-1945), até os tempos atuais. Neste sentido, são tecidos diálogos com Albino Rubim, para refletir sobre a instabilidade das políticas culturais, a ausência do Estado e o autoritarismo. Além de Isaura Botelho, Fábio Monteiro e Carlos Eduardo Oliveira do Carmo, para ampliar a conversa e provocar outras perspectivas sobre as políticas culturais no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Valentim Rocha, Universidade Federal da Bahia

     Artista com trabalhos nos campos da Dança, Teatro, Performance e Audiovisual. Professor dos cursos de Graduação da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (Licenciatura, Licenciatura EAD e Bacharelado); professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia (PRODAN-UFBA). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA (2016-2019). Mestre em Dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA (2012-2013). Licenciado em Dança pela UFBA (2007-2011). Pesquisador colíder do Grupo de Pesquisa PORRA: Modos de (Re)Conhecer(se) em Dança. Atualmente, é membro do Conselho Editorial da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) e editor da Editora ANDA. 

Referências

BRASIL. Lei nº 7.505, de 2 de julho de 1986. Dispõe sobre benefícios fiscais na área do imposto de renda concedidos a operações de caráter cultural ou artístico. Diário Oficial, Brasília, DF, 1986.

BRASIL. Lei n° 8.313 de 23 de dezembro de 1991. Restabelece princípios da Lei n° 7.505, de 2 de julho de 1986, institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e dá outras providências. Diário Oficial, Brasília, DF, 1991.

BOTELHO, Isaura. A política cultural e o plano das ideias. In: RUBIM, Antonio Albino Canelas; BARBALHO, Alexandre (org.). Políticas culturais no Brasil. Salvador: Edufba, 2007. p. 109-132.

CARMO, Carlos Eduardo. Entre sorrisos, lágrimas e compaixões: implicações das políticas públicas culturais brasileiras (2007 a 2012), na produção de artistas com deficiência na dança. 2014. Dissertação (Mestrado em Dança) ‒ Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural (verbete). São Paulo: Iluminuras, 2008.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Declaração: isto não é um manifesto. Tradução de Carlos Szlak. São Paulo: n-1 edições, 2014.

MONTEIRO, Fábio. Coreografia da burocracia: implicações políticas nos processos criativos em dança. 2014. Dissertação (Mestrado em Dança) ‒ Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

ROCHA, Lucas Valentim. Processos colaborativos em dança e teatro: entre nós e as relações de poder. (2019). 294p. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro e Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.

RUBIM, Antonio Albino. As políticas culturais e o governo Lula. São Paulo: Editora Fundação Persel Abramo, 2011.

VYGOTSKY, Lev. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Edição

Seção

Dossiê: Artes Cênicas e Democracia: atuando outros mundos de direitos e políticas do viver

Como Citar

Rocha, L. V. (2024). O monta-desmonta das políticas culturais no Brasil. Revista Aspas, 14(2), 111-123. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i2p111-123