Vale tudo em nome da Arte? A primazia da eficácia estética e suas implicações nas dinâmicas de abuso e assédio na formação teatral

Autores

  • Martha Dias da Cruz Leite Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i2p175-190

Palavras-chave:

pedagogia teatral, direitos humanos, assédio, abuso, excelência artística

Resumo

O artigo explora a problemática dos processos criativos que empregam práticas consideradas abusivas na busca por resultados artísticos. Destaca as contradições entre o discurso humanista recorrente na discursividade teatral contemporânea, que posiciona o teatro como um espaço de resistência e defesa dos direitos humanos, e os modos de produção cênica que perpetuam condutas violentas. Para tanto, considera as pesquisas de Anne-Marie Quigg, Robin Lakes e Basilio Fernández-Morante, que investigam a prevalência de assédio e abuso no campo das artes. A discussão questiona os imperativos de eficácia sobre as implicações humanas nos processos criativos, especialmente em contextos pedagógicos. Por fim, problematiza a noção de “formação artística de qualidade” pautada exclusivamente na eficácia técnica e estética, enfatizando a importância de um compromisso ético inegociável nos processos pedagógicos em arte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Martha Dias da Cruz Leite, Universidade Estadual de Maringá

    Diretora de teatro, atriz, educadora e pesquisadora na área da pedagogia do teatro. É professora adjunta do curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Artes e bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lidera o Grupo de Estudos em Teatro e Filosofia da Educação (Getefe), dedicado a investigar as interseções entre a pedagogia do teatro e a filosofia da educação, com foco no aprofundamento da compreensão da experiência formativa teatral.

Referências

BROOK, Peter. Threads of time: recollections. Washington, DC: Counterpoint, 1998.

BREEN, Bill. The 6 Myths Of Creativity. Fast Company, 12 jan. 2004. Disponível em: https://www.fastcompany.com/51559/6-myths-creativity. Acesso em: 1º jun. 2023.

CAROZZO, Julio César; ZAPATA, Luis; BENITES, Luis. ¿Es la escuela un lugar seguro? In: MURUETA, Marco Eduardo; OROZCO, Mario (orgs.). Psicología de la violência: Causas, prevención y afrontamiento. México: Manual Moderno, 2015.

CARVALHO, José Sergio Fonseca. Educação, uma herança sem testamento: diálogos com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva; FAPESP, 2017.

ELPUS, Kenneth; CARTER, Bruce Allen. Bullying victimization among music ensemble and theatre students in the United States. Journal of Research in Music Education, n. 64(3), p. 322-343, 2016.

FERNÁNDEZ-MORANTE, Basilio. Violencia psicológica en la educación musical actual en los conservatorios de música. Revista Internacional de Educación Musical, n. 6, p. 13-24, 2018. DOI: https://doi.org/10.12967/RIEM-2018-6-p013-024

FOX, Claire. The line between good teaching and abuse. Tes Magazine, 30 ago. 2013. Disponível em: https://www.tes.com/magazine/archive/line-between-good-teaching-and-abuse-0. Acesso em: 1º jun. 2023.

GRINKER, Roy. Sr. The Psychosomatic Aspects of Anxiety. In: SPIELBERGER, Charles D. (org.). Anxiety and Behavior. New York: Academic Press, 1966.

GUEST, David; CONWAY, Neil. Pressure at work and the psychological contract. London: CIPD, 2002.

ICLE, Gilberto. Da pedagogia do ator à pedagogia teatral: verdade, urgência, movimento. O Percevejo Online, v. 1, n. 2, 2010. DOI: https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i2.%25p

LAKES, Robin. As mensagens por trás dos métodos: o legado pedagógico autoritário em aulas e ensaios da dança cênica ocidental. Tradução: Raquel Pires Cavalcanti. PÓS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 21, jan./abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.20375.

LAZARUS, Richard; OPTON JR., Edward M. The Study of Psychological Stress. In: SPIELBERGER, Charles D. (org.). Anxiety and Behavior. New York: Academic Press, 1966.

LEITE, Martha Dias da Cruz. Autoridade na pedagogia do teatro: tradição e renovação no campo formativo teatral. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024.

LEVI, Lennart. Stress: Sources, Management and Prevention. New York: Liveright Publishing Corporation, 1967.

LEVITT, Eugene. The Psychology of Anxiety. New York: The Bobbs-Merrill, 1967.

QUIGG, Anne-Marie. Bullying in the Arts: Vocation, Exploitation and Abuse of Power. London: Gower Applied Reasearch, 2011.

RAMALHO, Daniel Rodas; CORREIA, Cristiane Agnes. Teatro, Ética e Direitos Humanos: uma reflexão teórico-prática a partir de desdobramentos do Teatro do Oprimido. Cadernos Cênicos, Maceió, v. 2, n. 2, p. 14, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/10583. Acesso em: 8 ago. 2024.

RAWLINGS, Jared. The effects of middle school band participation on the relationship between perceived connectedness, self-reported bullying behaviors, and peer victimization. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de Michigan, Ann Arbor, 2015.

RUBLE, Ronald. Performer Descriptions of Stressed Rehearsal Conditions Created By An Authoritarian and a Libertarian Directing Method. 1975. Tese (Doutorado) – Bowling Green State University, Bowling Green, 1975. Disponível em: http://rave.ohiolink.edu/etdc/view?acc_num=bgsu1566297702070008. Acesso em: 8 mar. 2023.

SLOBODA, John. Exploring the musical mind: Cognition, emotion, ability, function. Oxford: OUP, 2005.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Edição

Seção

Dossiê: Artes Cênicas e Democracia: atuando outros mundos de direitos e políticas do viver

Como Citar

Leite, M. D. da C. (2024). Vale tudo em nome da Arte? A primazia da eficácia estética e suas implicações nas dinâmicas de abuso e assédio na formação teatral. Revista Aspas, 14(2), 175-190. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i2p175-190