Vale tudo em nome da Arte? A primazia da eficácia estética e suas implicações nas dinâmicas de abuso e assédio na formação teatral
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i2p175-190Palavras-chave:
pedagogia teatral, direitos humanos, assédio, abuso, excelência artísticaResumo
O artigo explora a problemática dos processos criativos que empregam práticas consideradas abusivas na busca por resultados artísticos. Destaca as contradições entre o discurso humanista recorrente na discursividade teatral contemporânea, que posiciona o teatro como um espaço de resistência e defesa dos direitos humanos, e os modos de produção cênica que perpetuam condutas violentas. Para tanto, considera as pesquisas de Anne-Marie Quigg, Robin Lakes e Basilio Fernández-Morante, que investigam a prevalência de assédio e abuso no campo das artes. A discussão questiona os imperativos de eficácia sobre as implicações humanas nos processos criativos, especialmente em contextos pedagógicos. Por fim, problematiza a noção de “formação artística de qualidade” pautada exclusivamente na eficácia técnica e estética, enfatizando a importância de um compromisso ético inegociável nos processos pedagógicos em arte.
Downloads
Referências
BROOK, Peter. Threads of time: recollections. Washington, DC: Counterpoint, 1998.
BREEN, Bill. The 6 Myths Of Creativity. Fast Company, 12 jan. 2004. Disponível em: https://www.fastcompany.com/51559/6-myths-creativity. Acesso em: 1º jun. 2023.
CAROZZO, Julio César; ZAPATA, Luis; BENITES, Luis. ¿Es la escuela un lugar seguro? In: MURUETA, Marco Eduardo; OROZCO, Mario (orgs.). Psicología de la violência: Causas, prevención y afrontamiento. México: Manual Moderno, 2015.
CARVALHO, José Sergio Fonseca. Educação, uma herança sem testamento: diálogos com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Perspectiva; FAPESP, 2017.
ELPUS, Kenneth; CARTER, Bruce Allen. Bullying victimization among music ensemble and theatre students in the United States. Journal of Research in Music Education, n. 64(3), p. 322-343, 2016.
FERNÁNDEZ-MORANTE, Basilio. Violencia psicológica en la educación musical actual en los conservatorios de música. Revista Internacional de Educación Musical, n. 6, p. 13-24, 2018. DOI: https://doi.org/10.12967/RIEM-2018-6-p013-024
FOX, Claire. The line between good teaching and abuse. Tes Magazine, 30 ago. 2013. Disponível em: https://www.tes.com/magazine/archive/line-between-good-teaching-and-abuse-0. Acesso em: 1º jun. 2023.
GRINKER, Roy. Sr. The Psychosomatic Aspects of Anxiety. In: SPIELBERGER, Charles D. (org.). Anxiety and Behavior. New York: Academic Press, 1966.
GUEST, David; CONWAY, Neil. Pressure at work and the psychological contract. London: CIPD, 2002.
ICLE, Gilberto. Da pedagogia do ator à pedagogia teatral: verdade, urgência, movimento. O Percevejo Online, v. 1, n. 2, 2010. DOI: https://doi.org/10.9789/2176-7017.2009.v1i2.%25p
LAKES, Robin. As mensagens por trás dos métodos: o legado pedagógico autoritário em aulas e ensaios da dança cênica ocidental. Tradução: Raquel Pires Cavalcanti. PÓS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 21, jan./abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.20375.
LAZARUS, Richard; OPTON JR., Edward M. The Study of Psychological Stress. In: SPIELBERGER, Charles D. (org.). Anxiety and Behavior. New York: Academic Press, 1966.
LEITE, Martha Dias da Cruz. Autoridade na pedagogia do teatro: tradição e renovação no campo formativo teatral. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024.
LEVI, Lennart. Stress: Sources, Management and Prevention. New York: Liveright Publishing Corporation, 1967.
LEVITT, Eugene. The Psychology of Anxiety. New York: The Bobbs-Merrill, 1967.
QUIGG, Anne-Marie. Bullying in the Arts: Vocation, Exploitation and Abuse of Power. London: Gower Applied Reasearch, 2011.
RAMALHO, Daniel Rodas; CORREIA, Cristiane Agnes. Teatro, Ética e Direitos Humanos: uma reflexão teórico-prática a partir de desdobramentos do Teatro do Oprimido. Cadernos Cênicos, Maceió, v. 2, n. 2, p. 14, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/CadCenicos/article/view/10583. Acesso em: 8 ago. 2024.
RAWLINGS, Jared. The effects of middle school band participation on the relationship between perceived connectedness, self-reported bullying behaviors, and peer victimization. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de Michigan, Ann Arbor, 2015.
RUBLE, Ronald. Performer Descriptions of Stressed Rehearsal Conditions Created By An Authoritarian and a Libertarian Directing Method. 1975. Tese (Doutorado) – Bowling Green State University, Bowling Green, 1975. Disponível em: http://rave.ohiolink.edu/etdc/view?acc_num=bgsu1566297702070008. Acesso em: 8 mar. 2023.
SLOBODA, John. Exploring the musical mind: Cognition, emotion, ability, function. Oxford: OUP, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Martha Dias da Cruz Leite

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.
