O ensino e a aprendizagem do teatro e a experiência democrática: estética, jogo, coletividade

Autores

  • Suzana Schmidt Viganó Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i2p138-152

Palavras-chave:

pedagogia do teatro, democracia, neoliberalismo, coletividade, emancipação

Resumo

Este artigo discute a relação entre teatro e democracia a partir da experiência pedagógica. A reflexão sobre a prática teatral dialoga com o pensamento sobre a democracia e a crítica ao neoliberalismo, com os autores Ryngaert, Desgranges, Rachel, Barbosa, Casara, Chauí, Adorno, Rancière e Arendt. Analisando o atual momento histórico, observa-se como o pensamento e a prática artístico-pedagógica em teatro podem se aproximar da emancipação, da vivência do coletivo, da quebra de paradigmas hegemônicos. Neste estudo de caso, destacam-se duas questões para o entendimento da experiência democrática: o acordo de grupo e a construção das regras do jogo, e considera-se que a experiência estética, a prática do jogo, a consciência das regras e o acordo de grupo criam condições para a participação no jogo democrático.

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Biografia do Autor

  • Suzana Schmidt Viganó, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutora em Pedagogia das Artes Cênicas (USP), professora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA-USP e líder do Núcleo de Pesquisa em Ação Cultural e Políticas da Cultura (NuPPA).

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Publicado

2024-11-07

Edição

Seção

Dossiê: Artes Cênicas e Democracia: atuando outros mundos de direitos e políticas do viver

Como Citar

Viganó, S. S. (2024). O ensino e a aprendizagem do teatro e a experiência democrática: estética, jogo, coletividade. Revista Aspas, 14(2), 138-152. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i2p138-152