DEMBWA: iluminando encruzilhadas e existências

Autores

  • Diego Gonçalves Cordeiro Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i2p7-22

Palavras-chave:

Dança, Criação, sociopolítico, resistência, interdisciplinar

Resumo

O texto visa provocar reflexões sociopolíticas e identitárias sobre formas de resistência e existência, explorando a encruzilhada entre a criação do espetáculo Dembwa e a pesquisa de mestrado do autor. Ao integrar a análise das máscaras cômicas com a concepção da iluminação para a obra, o texto investiga como essas interseções expõem fissuras nos padrões estabelecidos e abrem possibilidades para novas formas de reorganização e permanência de grupos independentes no campo cultural.

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Biografia do Autor

  • Diego Gonçalves Cordeiro, Universidade Federal da Bahia

    Artista da cena nas encruzilhadas de linguagens, funções e perspectivas. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Escola de Dança na Universidade Federal da Bahia (PPGDANÇA/UFBA), licenciado e bacharel em Dança pela mesma instituição, e ator formado pelo curso de Humor da SP Escola de Teatro. A partir das máscaras cômicas, sua pesquisa se enraíza nos cruzamentos entre dança, teatro e circo, buscando relações entre a comicidade e a criação coreográfica, entre os ofícios da cena e dos bastidores.  Exerce outras funções no campo artístico como iluminador, diretor, produtor, cenotécnico e videomaker de espetáculos cênicos. Foi bolsista Fapesb durante sua pesquisa de mestrado, intitulada “Comicoreografias: análises e correlações entre máscaras cômicas e espetáculos de dança contemporânea”. 

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Publicado

2024-11-07

Edição

Seção

Dossiê: Artes Cênicas e Democracia: atuando outros mundos de direitos e políticas do viver

Como Citar

Cordeiro, D. G. (2024). DEMBWA: iluminando encruzilhadas e existências. Revista Aspas, 14(2), 7-22. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i2p7-22