Cenopoesia: democracia na rua, uma construção cenopoética

Autores

  • Fabio Ramos Ariston Universidade Popular de Arte e Ciência

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i2p98-110

Palavras-chave:

cenopoesia, democracia, participação, diálogo, teatro de rua

Resumo

Este artigo analisa as implicações democráticas da cenopoesia, linguagem artística brasileira desenvolvida em meados dos anos 1980, que busca integrar diferentes saberes e formas de expressão, com vistas a estimular a reflexão crítica de seus praticantes. Por meio de uma abordagem qualitativa, buscou-se compreender como a sua vivência propicia o exercício de capacidades dialógicas, o desenvolvimento de subjetividades e de visão crítica e a criação de um sentido de comunidade. Foram examinados dois casos em que se recorreu a essa linguagem, a fim de estruturar políticas públicas, no contexto de comunidades locais, com ampliação da participação e da cultura democrática.

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Biografia do Autor

  • Fabio Ramos Ariston, Universidade Popular de Arte e Ciência

    Graduado em Direito, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); mestre em Diplomacia, pelo Instituto Rio Branco (IRBr), e em Sociologia, pela Université du Québec à Montréal (UQAM), onde apresentou a dissertação “Démocratie dans la rue. La construction de la démocratie au quotidien par des artistes pratiquant la sceenopoésie au Brésil”, que serviu de base para o presente artigo. Pesquisador da Universidade Popular de Arte e Ciência (UPAC).

Referências

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Publicado

2024-11-07

Edição

Seção

Dossiê: Artes Cênicas e Democracia: atuando outros mundos de direitos e políticas do viver

Como Citar

Ariston, F. R. (2024). Cenopoesia: democracia na rua, uma construção cenopoética. Revista Aspas, 14(2), 98-110. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i2p98-110