Pedagogia da cena empretecida
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v13i1p49-62Palavras-chave:
Teatro negro, Pedagogia teatral, Artes cênicasResumo
Este artigo visa analisar as pesquisas acadêmicas em artes cênicas sobre teatro negro e performance negra nos programas de pós-graduação, nas universidades públicas federais brasileiras, realizadas por pesquisadores negros e negras entre os anos de 1980 e 2020. O objetivo é identificar os caminhos metodológicos e teóricos desenvolvidos por esses artistas para traçar uma possível pedagogia da cena teatral brasileira empretecida. Utiliza-se como amostragem os trabalhos de Winny Rocha, que teve sua pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Cristiane Sobral, com pesquisa feita na Universidade de Brasília (UNB), e Danielle Anatólio, que desenvolveu seu trabalho na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Percebe-se que esses artistas, em suas pesquisas acadêmicas/artísticas, produzem trabalhos autobiográficos que fortalecem a sua negritude.
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Referências
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