A Arte da Direção no Teatro Tradicional Africano

Autores

  • Tekena Gasper Mark Rivers State University
  • Fabiano Lodi Universidade Estadual Paulista
  • Liliana Junqueira Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v13i2p27-53

Palavras-chave:

Direção, Teatro Tradicional Africano, Espaço Cênico, Fluidez, Palcos em Arena

Resumo

A existência da função artística da direção no teatro tradicional africano sempre foi um assunto controverso entre especialistas de teatro. Se, por um lado, há quem acredite que existe direção no teatro tradicional africano, outros, especialmente os simpatizantes do teatro euro-estadunidense, discordam radicalmente. Essa crença tem como premissa o argumento de que as performances tradicionais africanas não apresentam elementos teatrais suficientes para se qualificarem como teatro. No entanto, defendo a posição de que o teatro africano existe e tento localizar o lugar da direção nas performances tradicionais africanas. Além disso, analiso o que constitui o teatro africano, seus aspectos mais e menos favoráveis - comparados com o teatro ocidental euro-estadunidense - e passo a examinar a estética da direção e suas implicações no contexto teatral africano, de modo a fornecer um guia de orientações para quem deseja dirigir ou reinventar performances tradicionais africanas com as informações necessárias para isso. Para atingir esses objetivos, emprego, neste artigo, as metodologias de estudo de caso e análise de conteúdo de pesquisa qualitativa. São poucos os estudos sobre a arte da direção no teatro tradicional africano, e mediante essa constatação, apelo à elaboração de mais estudos nessa área para preencher tal lacuna de conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tekena Gasper Mark, Rivers State University

    Departamento de Estudos de Teatro e Cinema (Department of Theatre and Film Studies) da Universidade do Estado de Rios (Rivers State University), em Port Harcourt, Nigéria; Professor Doutor. Áreas de estudos: direção, teatro e migração, ecocrítica e performance digital. Diretor teatral, músico, diretor musical, professor de direção, pesquisador e escritor. Dirigiu diversos espetáculos teatrais e musicais e conta com uma relevante produção bibliográfica. Autor dos livros Ideas on Directing Experimental Theatre (2016) e Directing the Play (2023), além de dezenas de outras publicações incluindo capítulos de livros e artigos publicados na Nigéria e em países como Inglaterra, Estados Unidos, Quênia e África do Sul.

  • Fabiano Lodi, Universidade Estadual Paulista

    Mestre em Teatro pelo Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-2015). Licenciado em Artes Cênicas pelo Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-2009). Desde 2005, dedica-se ao estudo de procedimentos práticos em direção teatral, envolvendo metodologias de treinamento artístico e composição cênica. Diretor teatral brasileiro, pesquisador e professor. 

  • Liliana Junqueira, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Atriz e arte-educadora brasileira, formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD/ECA/USP). Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Mackenzie. Atua como professora de teatro, tradutora e revisora de textos.

Referências

ADEDEJI, Joel Adeynka. “Alarinjo”: The traditional Yoruba Travelling theatre. In: YEMI, Ogunbiyi (Ed.), Drama and theatre in Nigeria: A critical source book (p.221-248). Lagos: Nigerian Magazine, 1981.

ADEOYE, Abdul Rasheed Abiodun. On theatre scholarship and controversy: The case of the director in the traditional African theatre. The African Symposium, Vol. 10, nº. 2, p. 84–93, 2010.

BARRANGER, Milly. Theatre: A way of seeing. New York: Barnes & Noble Inc, 1991.

BELL-GAM, Henry. Leopold. Akwafaribo: The directorial function of the master drummer in Nji-Owu performance of Opobo. Anyigba Journal of Arts and Humanities Vol. 2, nº. 2, p.9-15, 2003.

BELL-GAM, Henry. Rudiments of play directing. In: H.L. Bell-Gam (Ed.), Theatre in theory and practice for beginners (pp.71 -87). Port Harcourt: University of Port Harcourt Press, 2007.

CLURMAN, Harold. On directing. New York: The MacMillan Company, 1972.

COLE, Susan. Directors in rehearsal: A hidden word. New York and London: Routledge, 1992.

COOK, David A.. A history of narrative film. New York, London: Norton, 1980.

EBO, Emmanuel Ejiofor. Traditional theatre architecture as a panacea for reviving live performance in Nigeria. In: ODODO, Sunday Enessi. (Ed.). Fireworks for a lighting aesthetician: Essays and tributes in honor of Duro Oni @ 60 (p.168-176). Lagos: Centre for Black and African Arts and Civilization (CBAAC), 2012.

EBONG, Inih. Play production processes. Introduction to Effiong Johnson (p.19-32). Lagos: Concept Publication Limited, 2001.

IDEMUDIA, Eunice Uwadinma. Spaces in places of theatre performance. In: ODODO, Sunday Enessi. (Ed.). Fireworks for a lighting aesthetician: Essays and tributes in honor of Duro Oni @ 60 (pp.155-167). Lagos: Centre for Black and African Arts and Civilization (CBAAC), 2012.

JOHNSON, Effiong. Visions towards a mission: The art of interpretative directing. Lagos: Concept Publication Limited, 2003.

KRAMA, Ilami Clive. African traditional theatre and drama: Themes and perspectives. Port Harcourt: University of Port Harcourt Press, 2000.

MUSA, Abiodun Rasheed. Play directing and directors: An evolutionary documentation in the Nigerian theatre. Humanities Review Journal, Vol. 2, nº 1, p. 46-56, 2002.

OGA, Calvin Emasealu. Theatre directing: An introductory statement. In: BELL-GAM, Henry Leopold (Ed.). Theatre in Theory and Practice for Beginners (p.88-95). Port Harcourt: University of Port Harcourt Press, 2007.

WILLS, Robert. Director in a changing theatre. California: Mayfield Publishing Company, 1976.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Como Citar

Mark, T. G., Lodi, F., & Junqueira, L. (2023). A Arte da Direção no Teatro Tradicional Africano. Revista Aspas, 13(2), 27-53. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v13i2p27-53