A Arte da Direção no Teatro Tradicional Africano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v13i2p27-53Palavras-chave:
Direção, Teatro Tradicional Africano, Espaço Cênico, Fluidez, Palcos em ArenaResumo
A existência da função artística da direção no teatro tradicional africano sempre foi um assunto controverso entre especialistas de teatro. Se, por um lado, há quem acredite que existe direção no teatro tradicional africano, outros, especialmente os simpatizantes do teatro euro-estadunidense, discordam radicalmente. Essa crença tem como premissa o argumento de que as performances tradicionais africanas não apresentam elementos teatrais suficientes para se qualificarem como teatro. No entanto, defendo a posição de que o teatro africano existe e tento localizar o lugar da direção nas performances tradicionais africanas. Além disso, analiso o que constitui o teatro africano, seus aspectos mais e menos favoráveis - comparados com o teatro ocidental euro-estadunidense - e passo a examinar a estética da direção e suas implicações no contexto teatral africano, de modo a fornecer um guia de orientações para quem deseja dirigir ou reinventar performances tradicionais africanas com as informações necessárias para isso. Para atingir esses objetivos, emprego, neste artigo, as metodologias de estudo de caso e análise de conteúdo de pesquisa qualitativa. São poucos os estudos sobre a arte da direção no teatro tradicional africano, e mediante essa constatação, apelo à elaboração de mais estudos nessa área para preencher tal lacuna de conhecimento.
Downloads
Referências
ADEDEJI, Joel Adeynka. “Alarinjo”: The traditional Yoruba Travelling theatre. In: YEMI, Ogunbiyi (Ed.), Drama and theatre in Nigeria: A critical source book (p.221-248). Lagos: Nigerian Magazine, 1981.
ADEOYE, Abdul Rasheed Abiodun. On theatre scholarship and controversy: The case of the director in the traditional African theatre. The African Symposium, Vol. 10, nº. 2, p. 84–93, 2010.
BARRANGER, Milly. Theatre: A way of seeing. New York: Barnes & Noble Inc, 1991.
BELL-GAM, Henry. Leopold. Akwafaribo: The directorial function of the master drummer in Nji-Owu performance of Opobo. Anyigba Journal of Arts and Humanities Vol. 2, nº. 2, p.9-15, 2003.
BELL-GAM, Henry. Rudiments of play directing. In: H.L. Bell-Gam (Ed.), Theatre in theory and practice for beginners (pp.71 -87). Port Harcourt: University of Port Harcourt Press, 2007.
CLURMAN, Harold. On directing. New York: The MacMillan Company, 1972.
COLE, Susan. Directors in rehearsal: A hidden word. New York and London: Routledge, 1992.
COOK, David A.. A history of narrative film. New York, London: Norton, 1980.
EBO, Emmanuel Ejiofor. Traditional theatre architecture as a panacea for reviving live performance in Nigeria. In: ODODO, Sunday Enessi. (Ed.). Fireworks for a lighting aesthetician: Essays and tributes in honor of Duro Oni @ 60 (p.168-176). Lagos: Centre for Black and African Arts and Civilization (CBAAC), 2012.
EBONG, Inih. Play production processes. Introduction to Effiong Johnson (p.19-32). Lagos: Concept Publication Limited, 2001.
IDEMUDIA, Eunice Uwadinma. Spaces in places of theatre performance. In: ODODO, Sunday Enessi. (Ed.). Fireworks for a lighting aesthetician: Essays and tributes in honor of Duro Oni @ 60 (pp.155-167). Lagos: Centre for Black and African Arts and Civilization (CBAAC), 2012.
JOHNSON, Effiong. Visions towards a mission: The art of interpretative directing. Lagos: Concept Publication Limited, 2003.
KRAMA, Ilami Clive. African traditional theatre and drama: Themes and perspectives. Port Harcourt: University of Port Harcourt Press, 2000.
MUSA, Abiodun Rasheed. Play directing and directors: An evolutionary documentation in the Nigerian theatre. Humanities Review Journal, Vol. 2, nº 1, p. 46-56, 2002.
OGA, Calvin Emasealu. Theatre directing: An introductory statement. In: BELL-GAM, Henry Leopold (Ed.). Theatre in Theory and Practice for Beginners (p.88-95). Port Harcourt: University of Port Harcourt Press, 2007.
WILLS, Robert. Director in a changing theatre. California: Mayfield Publishing Company, 1976.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Aspas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.
