O jogo épico de Grace Passô como comentário crítico a sua personagem em Praça Paris
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v13i2p109-122Palavras-chave:
Análise fílmica, Atuação cinematográfica, Estudos atorais, Cinema brasileiro, Cinema negroResumo
Este texto analisa o jogo da atriz Grace Passô no filme Praça Paris (Lúcia Murat, 2018) Pretende-se verificar como Passô subverte a qualidade naturalista que rege o jogo do restante do elenco do filme, produzindo um distanciamento crítico a respeito de sua personagem e das circunstâncias sociais em que ela está inserida. Dessa forma, a atriz rompe com um dos estereótipos construídos para representar mulheres negras no cinema brasileiro e propõe, por meio de um gesto autoral, um novo olhar sobre a personagem que interpreta.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Joel Zito. O tenso enegrecimento do cinema brasileiro nos últimos 30 anos, Cinémas d’Amérique latine, 26, p. 92 – 101, 2018. Doi: https://doi.org/10.4000/cinelatino.4185.
CARVALHO, Noel dos Santos. O produtor e o cineasta Zózimo Bulbul – o inventor no cinema negro brasileiro. Revista Crioula, [S. l.], n. 12, 2012. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2012.57858.
CARVALHO, Noel dos Santos; DOMINGUES, Petrônio. A representação do negro em dois manifestos do cinema brasileiro. Estudos Avançados (USP), v. 31, p. 377-394, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.31890027.
CÉSAR, Amaranta. Fabulação e figuração da alteridade em Cidade de Deus. RUA: Revista de Urbanismo e Arquitetura. V. 7, n 2, p. 72 – 83, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/rua/article/view/3174.
DAMOUR, Chistophe. Montgomery Clift: Le Premier Acteur Moderne. Strasbourg, ACCRA: Études actorales. 2016.
DE MEDEIROS, Elen. Fissuras do real: desvios da mimese na dramaturgia brasileira contemporânea. Gragoatá, v. 23, n. 47, p. 994-1007, 29 dez. 2018. DOI: DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i47.33613.
FAZZINI, Luca. A cidade e os afetos: a representação de resíduos coloniais e escravistas no filme Praça Paris (2017). Brasiliana: Journal for Brazilian Studies, v. 8, n. 1-2, 2019. p. 209-228. DOI: https://doi.org/10.25160/bjbs.v8i1-2.114900.
FERREIRA, Ceiça; SOUZA, Edileuza Penha de. Formas de visibilidade e (re) existência no cinema de mulheres negras. In HOLANDA, Karla; TEDESCO, Marina Cavalcanti. Feminino e plural - mulheres no cinema brasileiro, São Paulo, Papirus, 2019.
GUIMARÃES, Pedro. Ator como forma fílmica: metodologia dos estudos atorais. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, América do Norte, 6, ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.14591/aniki.v6n2.532.
GUIMARÃES, Pedro; TINEN, Pedro. As dimensões políticas da reflexividade épica em O Enforcamento. ECO-Pós, 23(2), p. 305 – 329, 2020. DOI: https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i2.27635.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro, Ed. PUC Rio, 2016.
LEITES, Bruno. O naturalismo e suas dispersões em filmes brasileiros dos anos 2000. Intexto, n 48, p. 173-195, maio/agosto 2020. DOI: https://doi.org/10.19132/1807-8583202049.173-195.
MAURO (UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES (UBA) – BUENOS AIRES, ARGENTINA), Karina. La Metodología de Actuación Realista como Dispositivo de Atenuación de la Presencia del Actor en Teatro y Cine. Revista Brasileira de Estudos da Presença, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 523–550, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/69587. Acesso em: 18 jul. 2022.
OLIVEIRA, Letícia Mendes de. (In)visibilidades e empoderamento das encenadoras no teatro brasileiro. Urdimento, Florianópolis, 2018, p. 157- 173. Acesso em: 17/07/2022. DOI: http://orcid.org/0000-0002-6796-511X.
PASSÔ, Grace. Atriz Grace Passô fala sobre atuação e exclusões [Entrevista concedida a] Renato Abê. O POVO, 01/05/2018 Disponível em: https://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2018/05/atriz-grace-passo-fala-sobre-atuacao-e-exclusoes-ao-o-povo.html Acesso em: 17/07/2022.
PRANDINI, Paola Diniz. Branquitude em cena: olhares em torno do filme Praça Paris. Rebeca. Ano 8. Vol. 1. janeiro/junho, 2019. p. 215 – 236. DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v8n1.547.
PRUDENTE, Celso. A fragmentação do mito da democracia racial e a dimensão pedagógica do cinema negro. Revista Internacional em Língua Portuguesa, n. 38, p. 157-171, 2020. DOI: https://doi.org/10.31492/2184-2043.RILP2020.38/pp.157-171.
QUADROS, Denis Moura de. Dramaturgia negrofeminina brasileira. Pitágoras 500, [s. l.], v. 10, n. 1, 2020. Doi: https://doi.org/10.20396/pita.v10i1.8659037.
RIBEIRO, Eliza Peressoni.; BAUMGÄRTEL, Stephan Arnulf. Dramaturgia brasileira contemporânea, além da ilusão realista: o exemplo de Grace Passô. DAPesquisa, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 027-033, 2018. DOI: https://doi.org/10.5965/1808312904062009027.
ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva, 2014.
SALES, Michelle.; PEREIRA, Ana. Cristina. Contracinema: mulher e território nos filmes Yvonne Kane (2015), de Margarida Cardoso e Praça Paris (2017), de Lúcia Murat. Revista TransVersos, [S.l.], n. 19, p. 139 - 159, ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.52461.
SOUZA, Edileuza Penha de. Mulheres negras na construção de um cinema negro no feminino. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, Vol. 7, Nº 1, p. 171 – 188. 2020. Disponível em: https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/586.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Aspas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2020/11902-9
