Performances invisíveis
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v13i2p123-136Palavras-chave:
Teatro invisível, Performance, Performances invisíveis, CorpomídiaResumo
Este artigo é um recorte da tese de doutorado defendida em 2019 de mesmo nome, trata-se de uma escrita performática autoetnográfica sobre como as vivências durante a pesquisa foram contaminando o corpo da performer e criando ações como intervenções no cotidiano. Performances invisíveis parte da aproximação entre a técnica teatro invisível, de Augusto Boal e a performance, a partir do entendimento de Diana Taylor e Josette Féral; e tem como objetivo provocar reflexões sobre o corpo da mulher na sociedade contemporânea.
Downloads
Referências
BASTOS, Helena. Corpo sem vontade. São Paulo Ed. Eca/USP, 2017.
BOAL, Augusto. Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Ed. Garamond, 2009.
BOAL, Augusto. Stop C’est Magique! Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1980.
DESPENTES, Virginie. Teoria King Kong, São Paulo: Ed. N-1, 2016.
FERERICI, Sílvia. Calibã e a bruxa, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Ed. Elefante, 2017.
FÉRAL, Josette. Além dos Limites. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2015.
FISCHER, Stela. Mulheres, performance e ativismo: a ressignificação dos discursos feministas na cena contemporânea. Tese de Doutorado. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2017.
GREINER, Christine e KATZ, Helena: Teoria do corpomidia. In O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Ed. Annablume, 2005.
OLIVEIRA, Fernanda. Barafonda, uma dramaturgia contaminada pela cidade. Dissertação de Mestrado. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2013.
OLIVEIRA, Fernanda. Performances invisíveis, existências Bruta. Tese de Doutorado. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2019.
PINKOLA ESTÉS, Clarissa. Mulheres que correm com os lobos. São Paulo: Ed. Rocco, 2014.
RANCIÉRE, Jean Jacques. O inconsciente estético. São Paulo: Ed. 34, 2009.
RIBEIRO, Djamila. O que é Lugar de fala? Belo Horizonte: Ed. Letramento, 2017.
TAYLOR, Diana. Performance. Cidade Autônoma de Buenos Aires: Asunto Impreso Ediciones, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Aspas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.
