Performances invisíveis

Autores

  • Fernanda Carla Machado Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v13i2p123-136

Palavras-chave:

Teatro invisível, Performance, Performances invisíveis, Corpomídia

Resumo

Este artigo é um recorte da tese de doutorado defendida em 2019 de mesmo nome, trata-se de uma escrita performática autoetnográfica sobre como as vivências durante a pesquisa foram contaminando o corpo da performer e criando ações como intervenções no cotidiano. Performances invisíveis parte da aproximação entre a técnica teatro invisível, de Augusto Boal e a performance, a partir do entendimento de Diana Taylor e Josette Féral; e tem como objetivo provocar reflexões sobre o corpo da mulher na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Carla Machado, Universidade Estadual de Campinas

    Fernanda Machado é doutora e mestra em artes cênicas pela ECA/USP, bacharela em comunicação das artes do corpo, pela PUC-SP. É atriz, performer, diretora teatral, pesquisadora das artes do corpo e arte educadora. Atualmente trabalha com a Coletiva Palabreria, com a Companhia São Jorge de Variedades e é Pós-doutoranda em artes da cena pela Unicamp, investigando feminismos, bruxaria, decolonialidade, negritude, tarô e performances invisíveis. Foi Coordenadora artístico-pedagógica do Programa Vocacional e Professora substituta no Instituto de Artes da Unesp em São Paulo.

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Publicado

2023-10-31

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