Dobrar a língua: a dramaturgia de Rotação e a acessibilidade como encontro

Autores

  • Lívea Castro Universidade Federal da Bahia
  • Manoel Negraes Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i1p94-110

Palavras-chave:

acessibilidade estética, acessibilidade poética, dramaturgia, encontro

Resumo

Tendo como base a análise da dramaturgia da peça Rotação (2024), este artigo tem como proposta articular a noção de acessibilidade poética e estética proposta por Carlos Silva e Gislana Vale, junto à noção do fazerCOM de Camila Alves, como um modo de ampliar a percepção para o fazer artístico nutrido por um pensamento de acessibilidade cultural. Com uma sugestão metafórica acerca de “dobrar a língua” enquanto um exercício que gera outras perspectivas na produção de conhecimento, a experiência do encontro com as diferenças será costurada ao longo do texto para discutir a potência da criação artística nessa perspectiva. Entendendo a análise da dramaturgia como metodologia de pesquisa, este artigo indaga como o processo de criação artística pode propor outras formas de pensar acessibilidades, bem como a cultura da acessibilidade pode propor intervenções e ressignificações nos processos de criação. 

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Biografia do Autor

  • Lívea Castro, Universidade Federal da Bahia

    Artista da dança, professora e videoartista. Pós-graduada em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduada em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Integra o coletivo Nó movimento em rede.

  • Manoel Negraes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Consultor de audiodescrição e acessibilidade cultural. Pós-graduado em Antropologia Cultural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e sociólogo pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPS).

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

Castro, L., & Negraes, M. (2025). Dobrar a língua: a dramaturgia de Rotação e a acessibilidade como encontro. Revista Aspas, 15(1), 94-110. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i1p94-110