O saber invisual da plasticidade: por uma pedagogia do excesso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i1p54-76

Palavras-chave:

ensino de teatro, olhar cego, tactilidade

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o ensino de visualidades no teatro a partir da experiência pedagógica com Anchieta de Carvalho, estudante cego. Sua presença desafia paradigmas visuais hegemônicos nas artes, revelando a potência da cegueira como força criativa e crítica. O texto questiona a centralidade da visão na pedagogia teatral, propondo o conceito de plasticidade como alternativa sensível, multissensorial e inclusiva ao de visualidade. A plasticidade é entendida como um saber corpóreo, tátil e situacional, que se manifesta na relação entre corpo, espaço e espectador. O autor critica a rigidez institucional das definições tradicionais de artes visuais e defende uma pedagogia do excesso, voltada ao sensível. A relação entre o ensino de cenografia e Anchieta de Carvalho encarnam essa plasticidade expandida como metodologia. O artigo propõe um olhar cego, que envolve percepção para além da visão. Trata-se, por fim, de uma defesa de pedagogias inclusivas e excessivas como potência estética e epistemológica.

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Biografia do Autor

  • Diego Landin Borges, Universidade Federal do Ceará

    Ator, diretor, escritor, designer gráfico e artista plástico. Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor de Visualidades e Direção do curso de Teatro-Licenciatura da UFC. Diretor de Peça para Dias de Chuva (2016), E.L.A (2019) e Gato Preto (2025). Idealizador do Trama de Gato Coletivo (CE). Criador da marca ERRATICA design.

  • Anchieta de Carvalho, Universidade Federal do Ceará

    Artista invisual. Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e formado em Artes Visuais pelo IDC (Instituto dos Cegos do Estado do Ceará). Multiparatleta hexacampeão, tetra norte nordeste, tetra jogos aquáticos e bicampeão mind cearense.

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Publicado

2025-12-16

Como Citar

Borges, D. L., & Carvalho, A. de. (2025). O saber invisual da plasticidade: por uma pedagogia do excesso. Revista Aspas, 15(1), 54-76. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i1p54-76