Rotas de um barco à deriva: a ética do cuidado na performance da dor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i1p125-138

Palavras-chave:

corpo, performance da dor, performatividade, teatro contemporâneo

Resumo

A partir da experiência de um corpo que, ao se movimentar, é interrompido pela dor, o artigo investiga como o teatro contemporâneo lida com a vulnerabilidade do corpo em cena e os efeitos desencadeados de sua expectação. Para isso, o artigo se utiliza da alegoria da Nau dos loucos, relatada no livro VI da República de Platão, como metáfora para uma reflexão da cena. Devido ao fato de o choque ser uma sensibilidade radicada na experiência sensível contemporânea, o artigo questiona como o fascínio na performance do corpo em dor na cena põe em risco a espetacularização da dor, o que pode levar à apatia no espectador. Para enfrentar esse dilema, propõe-se uma ética do cuidado que transforme a experiência de fruição para além do choque.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giovanna Galisi Paiva, Universidade Estadual Paulista

    Atriz, professora e pesquisadora em Artes Cênicas e medicina chinesa. Mestre em Estética e Poéticas Cênicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Acupunturista pela Universidade Anhanguera.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BOYER, Anne. The Undying: Pain, vulnerability, mortality, medicine, art, time, dreams, data, exhaustion, cancer, and care. New York: Farrar, Straus e Giroux, 2019.

FÉRAL, Josette. Teatro y violência: una mediación imposible? Chile: Frontera Sur, 2016.

FERNANDES, S. Experiências do real no teatro. Sala Preta, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 3-13, 2013. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v13i2p3-13.

FISCHER-LICHTE, Erika. The Transformative Power of Performance. New Aesthetics. London: Routledge, 2008.

FISCHER-LICHTE, Erika. Realidade e ficção no teatro contemporâneo. Sala Preta, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 14-32, 15 dez. 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/69073. Acesso em: 26 set. 2023.

FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

GUIMARÃES, Júlia; ACÁCIO, Leandro Silva. Entrevista com Josette Féral – Professora e pesquisadora teatral. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 16, p. 179-185, 2020. DOI: 10.5965/1414573101162011179.

GREINER, Christine. Corpos crip: instaurar estranhezas para existir. São Paulo: n-1 edições, 2023.

HALBERSTAM, Jack. A arte queer do fracasso. Pernambuco: CEPE, 2020.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Tradução de Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2018.

PLATÃO. A República de Platão. J. Guinsburg organização e tradução. São Paulo: Perspectiva, 2018.

QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas de transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.

SCHOPENHAUER, Arthur. Parerga e Paralipomena: Pequenos escritos filosóficos. São Paulo: Lebooks Editora, 2021.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SONTAG, Susan. A vontade radical: estilos. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

TOKARCZUK, Olga. Sobre os ossos dos mortos. São Paulo: Todavia, 2019.

VIANA, Silvia. Rituais de sofrimento. São Paulo: Boitempo, 2012.

Downloads

Publicado

2025-12-16

Como Citar

Paiva, G. G. (2025). Rotas de um barco à deriva: a ética do cuidado na performance da dor. Revista Aspas, 15(1), 125-138. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i1p125-138