Transpor os muros da prisão: um estudo de caso de There are Women Waiting: The Tragedy of Medea Jackson
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i2p103-123Palavras-chave:
teatro abolicionista, teatro negro, teatro estadunidenseResumo
Nascido de uma pesquisa independente, estimulada pelo contato fortuito com o trabalho da performer estadunidense Rhodessa Jones, este ensaio busca empreender um estudo de caso acerca do espetáculo There are Women Waiting: The Tragedy of Medea Jackson [Há mulheres esperando: a tragédia de Medeia Jackson], apresentado pelo coletivo teatral estadunidense The Medea Project: Theater for Incarcerated Women, em 1992, sob a direção de Rhodessa Jones. O espetáculo foi o primeiro de uma série de trabalhos teatrais assinados pelo coletivo de artistas amadoras, todas elas jovens mulheres negras que, à época, cumpriam pena de reclusão na Penitenciária do Condado de São Francisco, na Califórnia. Ao perscrutar as raízes e o processo de fundação do Medea Project, verificaremos como o espetáculo em questão tangencia temas cruciais para pensarmos os pontos de contato entre arte e realidade sócio-histórica; o teatro como lócus privilegiado de contraponto utópico aos dispositivos sociais de vigilância e punição; a cena contra-hegemônica como instância instauradora de reflexões e posicionamentos críticos sobre liberdade, raça e classe.
Downloads
Referências
ALEXANDER, Michelle. The New Jim Crow: Mass Incarceration in the Age of Colorblindness. New Press, 2010.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 2016.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 1997.
BRECHT, Bertolt. Escritos sobre teatro. Tomo I. Madri: Alba Editorial, 2004.
BRÉSIO, Sabrina da Paixão. (In)vocação Medeia na Améfrica: dramaturgias Ladinas e transfigurações míticas. Revista del CESLA: International Latin American Studies Review, [s. l.], n. 34, p. 87-106, 2024.
COELHO, Maria Cecília de Miranda Nogueira. Medéia: Metamorfoses do Gênero. Letras Clássicas, [s. l.], n. 9, p. 157-178, 2005.
DAVIS, Angela Y. Foreword. In: FRADEN, Rena (ed.). Imagining Medea: Rhodessa Jones and Theater for Incarcerated Women. Chapel Hill: UNC Press, 2001. p. 9-11.
DAVIS, Angela Y. Are Prisons Obsolete? New York: Seven Stories, 2003.
EFFINGER-CRICHLOW, Martha. “I want to go home”. Rhodessa Jones’s The Medea Project: Theater for Incarcerated Women. In: EFFINGER-CRICHLOW, Martha. Staging Migrations Toward an American West: From Ida B. Wells to Rhodessa Jones. Denver: University Press of Colorado, 2014.
FELSHIN, Nina. But is it Art? The Spirit of Art as Activism. Seattle: Bay Press, 1995.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
FRADEN, Rena. Imagining Medea: Rhodessa Jones and Theatre for Incarcerated Woman. Chapel Hill: UNC Press, 2001.
GUINN, Jeff. The Road to Jonestown: Jim Jones and People’s Temple. New York: Simon & Schuster, 2017.
JONES, Rhodessa. Have You Met Miss (Rhodessa) Jones? She Owns the Earth and the Sky. [Entrevista a] Rob Weinert-Kendt. American Theater, 25 Jun. 2015 Disponível em: https://www.americantheatre.org/2015/06/25/have-you-met-miss-rhodessa-jones-she-owns-the-earth-and-sky/. Acesso em: 10 dez. 2025.
KAJSTURA, Aleks; IMMARIGEON, Russ. States of Women’s Incarceration: The Global Context. Prison Policy Initiative, 2015. Disponível em: https://www.prisonpolicy.org/global/women/. Acesso em: 25 jul. 2025.
KAJSTURA, Aleks; SAWYER, Wendy. Women’s Mass Incarceration: The Whole Pie 2024. Prison Policy Initiative, 5 mar. 2024. Disponível em: https://www.prisonpolicy.org/reports/pie2024women.html. Acesso em: 25 jul. 2025.
LOCKYER, Bill. Report on Drug Arrests in California, from 1990 to 1999. Sacramento: Criminal Justice Statistics Center of California Department of Justice, 2000. Disponível em: https://oag.ca.gov/sites/all/files/agweb/pdfs/cjsc/publications/misc/drugarrests-full-report.pdf. Acesso em: 25 de jul. 2025.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011.
SHOURD, Sarah; JONES, Rhodessa. Giving Incarcerated Women the “Tools to Save Their Own Lives”. Pulitzer Center Update, 25 jun. 2020. Disponível em: https://pulitzercenter.org/blog/theater-giving-incarcerated-women-tools-save-their-own-lives. Acesso em: 25 jul. 2025.
SOLANO, Alexandre Francisco. Além do Rio, a Gota D´Água: o texto teatral de Agostinho Olavo, Além do Rio, Medea (1957), e a peça de Chico Buarque e Paulo Pontes, Gota D´Água (1975). 2018. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
SON, Elizabeth. The Spaces of Engagement of The Medea Project, Theater for Incarcerated Women. Hemispheric Institute, [s. l.], v. 3, n. 1, 2019.
VERNANT, Jean-Pierre; VIDAL-NAQUET, Pierre. Mito e tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Duas Cidades, 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Patricia Freitas dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.
