Transpor os muros da prisão: um estudo de caso de There are Women Waiting: The Tragedy of Medea Jackson

Autores

  • Patricia Freitas dos Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i2p103-123

Palavras-chave:

teatro abolicionista, teatro negro, teatro estadunidense

Resumo

Nascido de uma pesquisa independente, estimulada pelo contato fortuito com o trabalho da performer estadunidense Rhodessa Jones, este ensaio busca empreender um estudo de caso acerca do espetáculo There are Women Waiting: The Tragedy of Medea Jackson [Há mulheres esperando: a tragédia de Medeia Jackson], apresentado pelo coletivo teatral estadunidense The Medea Project: Theater for Incarcerated Women, em 1992, sob a direção de Rhodessa Jones. O espetáculo foi o primeiro de uma série de trabalhos teatrais assinados pelo coletivo de artistas amadoras, todas elas jovens mulheres negras que, à época, cumpriam pena de reclusão na Penitenciária do Condado de São Francisco, na Califórnia. Ao perscrutar as raízes e o processo de fundação do Medea Project, verificaremos como o espetáculo em questão tangencia temas cruciais para pensarmos os pontos de contato entre arte e realidade sócio-histórica; o teatro como lócus privilegiado de contraponto utópico aos dispositivos sociais de vigilância e punição; a cena contra-hegemônica como instância instauradora de reflexões e posicionamentos críticos sobre liberdade, raça e classe.

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Biografia do Autor

  • Patricia Freitas dos Santos, Universidade de São Paulo

    Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutoranda no Programa LETRA (FFLCH-USP/Fapesp).

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Publicado

2025-12-23

Como Citar

Santos, P. F. dos. (2025). Transpor os muros da prisão: um estudo de caso de There are Women Waiting: The Tragedy of Medea Jackson. Revista Aspas, 15(2), 103-123. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i2p103-123