Estética do oprimido e pedagogia da libertação: teatro como resistência no sistema socioeducativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i2p158-181

Palavras-chave:

arte política, juventude em conflito com a lei, justiça estética, práticas abolicionistas

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma intervenção teatral com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em regime fechado, com foco na prevenção da ideação suicida e na crítica ao sistema punitivo. A proposta se baseou no Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, e na pedagogia do oprimido, de Paulo Freire, articulando práticas estéticas e pedagógicas libertárias. A partir da teatralização da obra O Mágico de Oz, foram desenvolvidos temas geradores que permitiram a expressão simbólica do sofrimento, a reflexão crítica sobre a realidade e a valorização dos saberes marginalizados. A metodologia envolveu encontros semanais com rodas de conversa, encenação e análise coletiva das cenas, promovendo o protagonismo juvenil e a construção de espaços de imaginação política. A experiência se insere no campo das artes da cena como prática abolicionista e de resistência à lógica do encarceramento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guadalupe Rodrigues Braga, Universidade Federal de Minas Gerais

    Psicóloga, mestre em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM/UFMG), especialista em Neuropsicologia, atuando com Terapia Cognitiva Comportamental.

  • Janaína Bastos dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência pela FM/UFMG. Trabalha como agente social, arte educadora no Serviço Especializado em Abordagem Social e como professora da Educação Básica.

  • Adriana de Souza Medeiros Batista, Universidade Federal de Minas Gerais

    Psicopedagoga, professora permanente no Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência (FM/UFMG). Mestre e doutora em Ciências e Técnicas Nucleares pela UFMG. Integrante da coordenação colegiada do Núcleo de Promoção Saúde e Paz da FM/UFMG.

Referências

BAUM, Lyman Frank. O mágico de Oz. São Paulo: Leya, 2011.

BEN-MOSHE, Liat. Decarcerating disability: deinstitutionalization and prison abolition. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2020.

BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Editora 34, 2019.

BRASIL. Lei n. 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 19 jan. 2012. Acessado em: 14 fev. 2024. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12594.htm

DALAQUA, Gustavo Hessmann. Injustiça estética. Revista Limiar, [s. l.], v. 6, n. 12, 2019. Disponível em: https://augustoboal.com.br/wp-content/uploads/2020/01/9565-Texto-do-artigo-39571-1-10-20191128.pdf. Acesso em: 14 fev. 2024.

DAVIS, Angela. Are prisons obsolete? New York: Seven Stories Press, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. Tradução de Dante Moreira Leite. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

HABERMAS, Jürgen. Dialética e hermenêutica: para a crítica da Hermenêutica de Gadamer. Porto Alegre: LP&M, 1987.

MARTINEZ, Daisy. Arte e sociedade. Revista de Administração de Empresas, [s. l.], v. 14, n. 6, 1974. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZqVzccpTKfDZqJ 4WffPdwtg/?lang=pt. Acesso em: 14 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2025-12-23

Como Citar

Braga, G. R., Santos, J. B. dos, & Batista, A. de S. M. (2025). Estética do oprimido e pedagogia da libertação: teatro como resistência no sistema socioeducativo. Revista Aspas, 15(2), 158-181. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i2p158-181