Performance Negrotério: 25 anos do massacre do Carandiru
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i2p198-218Palavras-chave:
Carandiru, necropolítica, performance, trauma socialResumo
O objetivo deste artigo é analisar como a experiência em performance pode ativar memórias traumáticas do episódio conhecido como Massacre do Carandiru (1992), que culminou na morte de pelo menos 111 homens encarcerados. Para tanto, exploramos o conceito de necropolítica de Achille Mbembe e a discussão da transmissão da memória traumática pela performance investigada por Diana Taylor. Em seguida, analisaremos a performance Negrotério: Aniversário de 25 Anos do massacre de Carandiru (2017), criada pela Coletiva Preta Performance.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
BORGES, Viviane Trindade. Carandiru: os usos da memória de um massacre. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 19, p. 4‐3, set./dez. 2016.
BORGES, Viviane Trindade. Memória pública e patrimônio prisional: questões do tempo presente. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 23, p. 310-332, 2018.
CHRISTOVÃO, Nanci Tortoreto. Os 111 laudos necroscópicos do Carandiru: evidências de uma execução. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito) – Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, São Paulo, 2015.
DIÉGUEZ, Ileana Caballero. Cenários liminares: teatralidade, performance e política. Uberlândia: EDUFU, 2011.
FISCHER-LICHTE, Erika. Estética do Performativo. Tradução de Manuela Gomes. Lisboa: Ed. Orfeu Negro, 2019.
MACHADO, Maíra Rocha; MACHADO, Marta Rodriguez de Assis. (coords.). Carandiru não é coisa do passado: um balanço sobre os processos, as instituições e as narrativas 23 anos após o massacre. São Paulo: FGV Direito SP, 2015.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Tradução de Renata Santini. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MBEMBE, Achille. Políticas da inimizade. Tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: n-1 edições, 2020.
PIETÁ, Elói; PEREIRA, Justino. Pavilhão 9: o massacre do Carandiru. São Paulo: Página Aberta, 1993.
RACIONAIS MC’S. Diário de um detento. Compositores: Mano Brow e Josenir Prado. 1997.
RODRIGUES, Adriana Mariana de Araujo. Carandiru: formas de lembrar, maneiras de esquecer. Informação, memória e esquecimento, 2021. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.
SANTOS, Rodrigo Severo dos. A performance negra no Brasil: estéticas descolonizadas na cena contemporânea. 2023. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Tradução de Eliana Lourenço de Lima. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rodrigo Severo dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.
