A construção de uma poética abolicionista através do atentado como linguagem: o trabalho da CiA dXs TeRrOrIsTaS com mulheres trans e travestis sobreviventes do cárcere
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v15i2p247-258Palavras-chave:
abolicionismo penal, relação comunitária, poética abolicionista, corpo políticoResumo
Este artigo foi desenvolvido a partir da pesquisa de mestrado em Artes da Cena Teatro e cárcere: a dimensão pública da obra da CiA dXs TeRrOrIsTaS, realizada na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Propõe refletir, a partir do pensamento abolicionista endossado por Ângela Davis e da noção de precariedade abordada pela filósofa estadunidense Judith Butler, o que caracteriza, em pleno século XXI, ser uma Cia abolicionista penal no Brasil e como o trabalho abolicionista se presentifica nas criações artísticas da CiA dXs TeRrOrIsTaS, em especial na desmontagem do espetáculo teatral Anjos de Cara Suja: o sol é ou deveria ser para todas.
Downloads
Referências
BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: Quando a vida é passível de luto? 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
CIA DXS TERRORISTAS. O que é terrorismo poético?. São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.ciadxsterroristas.com/terrorismo. Acesso em: 30 ago. 2024.
CORNAGO, Oscar; FERNANDES, Silvia; GUIMARÃES, Julia. O teatro como experiência pública. São Paulo: Hucitec, 2019.
DAVIS, Angela. Estarão as prisões obsoletas? Rio de Janeiro: Difel, 2018.
DIÉGUEZ, Ileana. Um teatro sem teatro: a teatralidade como campo expandido. Sala Preta, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 125-129, 2014.
FERNANDES, Sílvia. Teatro expandido em contexto brasileiro. In: CORNAGO, Óscar; FERNANDES, Silvia; GUIMARÃES, Julia. O teatro como experiência pública. São Paulo: Hucitec, 2019. p. 64-85.
GAULÊS, Murilo Moraes. FRACTO 111: uma experiência sobre estéticas insurgentes e o abolicionismo penal. Sala Preta, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 190-213, 2023b.
IMARISHA, Walidah. Reescrevendo o futuro: usando ficção científica para rever a justiça. Tradução de Joat Mombaça. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2016. Disponível em: https://issuu.com/amilcarpacker/docs/walidah_imarisha_reescrevendo_o_fut. Acesso em: 20 jun. 2023.
MARTINS, Leda Maria. A cena em sombras. São Paulo: Perspectiva, 2023.
SCHMAEDECKE, Thaisa. Entre o real e o performativo: precariedades na cena e na vida.
Revista de Historia de las Prisiones, [s. l.], n. 15, p. 121-134, 2022.
SCHMAEDECKE, Thaisa. Teatro e cárcere: a dimensão pública da obra da CiA dXs TeRrOrIsTaS. 2025. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thaisa Schmaedecke

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Aspas mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela Revista Aspas em seu volume (inserir o volume), número (inserir o número) no ano de (inserir o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/aspas de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY.
