Formação do bibliotecário escolar: estudo de caso sobre o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar

Autores

  • Tiago Fernandes Andrade Serviço Social da Indústria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2013.106583

Palavras-chave:

Biblioteca escolar. Bibliotecário escolar. Formação profissional. Escolas de Biblioteconomia.

Resumo

A educação do Século XXI apresenta novas perspectivas de aprendizado para alunos, professores e familiares dentro do ambiente escolar, mudanças no ritmo de aprendizado, na busca por tornar o aluno autônomo, participativo e consciente de sua responsabilidade no processo educacional é um dos desafios da escola neste século. Preparar este aluno para ser um cidadão crítico, ativo diante dos desafios de sua vida e da comunidade a qual convive, vivencia, socializa e modifica, também é tarefa para essa ‘nova escola’. Para solidificação dessa educação é preciso a utilização de diversos ambientes escolares, entre eles a biblioteca escolar que se apresenta como parte integrante do processo educacional e o trabalho em conjunto com o professor neste ambiente dará o aluno a literácia informacional, a autonomia na leitura e escrita. Ao profissional bibliotecário cabe sua atuação pedagógica dentro desse novo espaço que se modificou junto com os processos de aprendizagem e a necessidade de nova formulação das escolas de Biblioteconomia, para garantir que o processo, integração do educando e educador se concretize e o bibliotecário cumpra seu papel de informar educando. A metodologia de pesquisa do trabalho procurou conhecer a realidade das bibliotecas escolares e da grade curricular do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar, para identificar se o mesmo está preparado para atuar na área de educação básica. Os resultados apresentam que mudanças devem ser realizadas para aproximar a prática pedagógica do profissional bibliotecário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tiago Fernandes Andrade, Serviço Social da Indústria
    Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Downloads

Publicado

2013-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Andrade, T. F. (2013). Formação do bibliotecário escolar: estudo de caso sobre o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar. Biblioteca Escolar Em Revista, 2(1), 1-19. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2013.106583