Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network)

Autores

  • Flávio Augusto S. Berchez Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências
  • Natalia Pirani Ghilardi-Lopes Universidade Federal do ABC; Centro de Ciências Naturais e Humanas
  • Monica Dorigo Correia Universidade Federal de Alagoas; ICBS; LABMAR
  • Hilda Helena Sovierzoski Universidade Federal de Alagoas; ICBS; LABMAR
  • Alexandre de Gusmão Pedrini Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes
  • Suzana Ursi Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências
  • Laura Pioli Kremer Instituto Federal de Santa Catarina
  • Renato de Almeida Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
  • Yara Schaeffer-Novelli Universidade de São Paulo; Instituto Oceanográfico
  • Valéria Marques Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Instituto de Educação; Departamento de Educação
  • Daniel Shimada Brotto Universidade Veiga de Almeida; Departamento de Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1679-875920160932064sp2

Resumo

A importância da educação ambiental marinha (EAM) vem tomando relevância à medida que aumenta a expectativa de impactos nos ecossistemas brasileiros ocasionados por mudanças nos ambientes costeiros. Entretanto, apenas 32 contribuições sobre esse assunto foram publicadas no Brasil. O grupo de trabalho em EAM da ReBentos objetiva promover a comunicação da pesquisa ecológica marinha para o público escolar como um todo, bem como a grupos com influência na percepção comum, como a mídia, políticos e cientistas. Este trabalho apresenta uma visão das iniciativas em EAM no Brasil, com ênfase nos projetos e diretrizes da ReBentos. A base conceitual de ação é o Tratado de Educação Ambiental da Rio 92, implicando em um ensino com características transdisciplinares, reflexivas e emancipatórias, dirigidas a mudanças em valores, princípios e atitudes. Durante o período de 2011 a 2015, 10 modelos de atividade foram desenvolvidos, de Alagoas a Santa Catarina, envolvendo sua concepção, implementação e teste por meio de pesquisa científica. O material didático produzido compreendeu três livros e 21 capítulos de livros. Um público total ao redor de 5500 visitantes de UCs, 250 professores de escolas públicas e 800 estudantes foi impactado. Como monitores e multiplicadores, foram treinados 250 estudantes de graduação e profissionais. Projetos de avaliação de pesquisa geraram nove trabalhos científicos. Como uma próxima iniciativa, é salientada a necessidade de elaboração de protocolos para cada modelo, a fim de direcionar e facilitar futuras iniciativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2016-01-01

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

Marine and coastal environmental education in the context of global climate changes - synthesis and subsidies for ReBentos (Coastal Benthic Habitats Monitoring Network) . (2016). Brazilian Journal of Oceanography, 64(spe2), 137-156. https://doi.org/10.1590/S1679-875920160932064sp2