Intratidal variability and transport of petroleum aromatic hydrocarbons in an anthropized tropical estuarine system: the Suape estuary (8.4S 35W)

Autores

  • Eliete Zanardi-Lamardo Universidade Federal de Pernambuco
  • Carlos Augusto França Schettini Universidade Federal de Pernambuco
  • Amanda Alves Vieira-Campos Universidade Federal de Pernambuco
  • Carolina Barbosa Cabral Universidade Federal de Pernambuco
  • Marília S. Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1679-87592018148006601

Palavras-chave:

HPDDs, Espectrofluorescência, Hidrodinâmica, Salinidade, Transporte de materiais, Porto

Resumo

A instalação do Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS) modificou algumas características físicas, químicas e biológicas do Estuário de Suape. Este estudo apresenta a primeira caracterização física deste sistema, focando na hidrodinâmica local, transporte de materiais e a influência destes sobre algumas propriedades locais. Os parâmetros físicos também foram associados aos hidrocarbonetos de petróleo dissolvidos e/ou dispersos (HPDDs). Durante um ciclo completo de maré (13 h), foram registrados o nível, fluxo e propriedades da água (salinidade, temperatura, material em suspensão - MS -, clorofila e oxigênio dissolvido), além da velocidade e direção das correntes, usando ADCP e CTD. Os HPDDs foram investigados nas águas superficiais e de fundo, através de espectrofluorescência. Os resultados revelaram uma estrutura vertical homogênea, um regime de maré semidiurno e um padrão térmico diurno. As concentrações de HPDDs na superfície e no fundo são baixas e similares, devido à ação da maré. A fonte mais provável é o CIPS, uma vez que o transporte residual dos hidrocarbonetos de petróleo, da clorofila e do oxigênio dissolvido são no sentido do estuário do Massangana. Um padrão oposto foi observado para o transporte residual da salinidade e MS, no sentido da lagoa. Estes resultados indicam que a hidrodinâmica local é essencial para entender o transporte e troca de materiais entre os vários segmentos do estuário. Estudos mais completos são necessários para se obter conclusões mais consistentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Intratidal variability and transport of petroleum aromatic hydrocarbons in an anthropized tropical estuarine system: the Suape estuary (8.4S 35W). (2018). Brazilian Journal of Oceanography, 66(1), 47-57. https://doi.org/10.1590/s1679-87592018148006601