Influence of fluvial discharge on the dynamics of Chlorophyll-α in the continental shelf adjacent to the Recife Port Basin (Pernambuco-Brazil)

Autores

  • Amanda Yumi Otsuka Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de Oceanografia
  • Fernando Antônio do Nascimento Feitosa Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de Oceanografia
  • Manuel de Jesus Flores Montes Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de Oceanografia
  • Alex Costa da Silva Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de Oceanografia

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1679-87592018149106601

Palavras-chave:

Biomassa fitoplanctônica, Sazonalidade e espacialidade, Eutrofização, Variáveis ambientais, Qualidade da água

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido na zona costeira do estado de Pernambuco adjacente a área portuária do Recife, correspondente à plataforma. Apresentou como objetivo analisar a dinâmica da clorofila-a e variáveis ambientais. As coletas foram realizadas bimestralmente, na superfície, de maio/10 a setembro/11 englobando os períodos chuvoso e estiagem, durante a baixa-mar e em maré de sizígia. Os parâmetros analisados foram clorofila-a, salinidade, temperatura, transparência, oxigênio dissolvido, taxa de saturação do oxigênio, pH, material em suspensão e nutrientes inorgânicos dissolvidos. A biomassa fitoplanctônica variou entre 13,48 e 145,09 mg m-3 na área estuarina e na plataforma a variação foi de 0,24 a 19,29 mg m-3 no período de estiagem e 0,78 a 5,20 mg m-3 no período chuvoso. A ACP evidenciou uma relação direta da clorofila-a com N-amoniacal, fosfato e transparência e inversa com o material particulado em suspensão e nitrato. A biomassa não apresentou diferença significativa para sazonal e espacialidade. O estuário do rio Capibaribe é considerado altamente impactado, e ao formar a bacia portuária do Recife, este se soma a mais dois corpos d'água fortemente eutrofizados, o rio Beberibe e a Bacia do Pina, fazendo com que a influência na plataforma adjacente seja ampliada. Em termos de dispersão de pluma dos rios no porto do Recife, a presença do dique provoca uma certa perturbação no sentido da corrente, limitando esta pluma para a parte mais costeira e influencia as variáveis oceanográficas na plataforma interna.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Influence of fluvial discharge on the dynamics of Chlorophyll-α in the continental shelf adjacent to the Recife Port Basin (Pernambuco-Brazil). (2018). Brazilian Journal of Oceanography, 66(1), 91-103. https://doi.org/10.1590/s1679-87592018149106601