O mundo do comércio, um mundo das mulheres: Pensando práticas comerciais em Mindelo, Cabo Verde
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i1p33-49Palavras-chave:
Comércio transnacional, Mulheres, Cabo Verde, MindeloResumo
O objetivo deste trabalho, realizado em Mindelo, Cabo Verde, é compreender o papel do comércio transnacional nas vidas das mulheres que tecem as redes que dão vida a ele. Meu interesse é refletir sobre o contexto social em que a mulher é figura central tanto no âmbito doméstico – enquanto mulher-mãe - quanto no domínio do público – como comerciante com papel central nas ruas, mercados e lojas, além de traçarem rotas transnacionais. Para realizar tal análise, apresentarei as rotas mais comuns utilizadas por essas mulheres para adquirir os produtos que abastecem as suas lojas, destinos esses que muitas vezes confluem com os migratórios. Por ser desempenhado majoritariamente por mulheres, investigo também como se dá a congruência entre dois mundos que rotineiramente são colocados enquanto opostos, a casa e a rua, a partir da noção de centralidade feminina no âmbito doméstico, tão presente nos estudos sobre o arquipélago.
Palavras-chave: comércio transnacional; mulheres; Cabo Verde; fluxos; casa e rua.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.