Reparando Rachaduras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v34i1pe233053Palavras-chave:
kintsugi, bioéticas, biologia sintética, pesquisa artística , curaResumo
Somos pesquisadores trabalhando em ciência, arte e ética. Rachaduras em cerâmicas, em disciplinas, em binarismos são o ponto de partida para o nosso projeto: Bactohealing. Ele se inspira em "kintsugi", a técnica japonesa de consertar cerâmicas com ouro. O Bactohealing propõe remendar rachaduras com a ajuda de microrganismos: bactérias e fungos criam uma ligação sólida que imita "tecido cicatricial" sobre a fratura. Simultaneamente, iniciamos uma investigação sobre a ética da biologia sintética.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos de Campo (São Paulo - 1991)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Fonds Wetenschappelijk Onderzoek
Números do Financiamento G0C2722N -
Bijzonder Onderzoeksfonds UGent
Números do Financiamento FFB200400
eISSN: 2316-9133