“A gente não faz mais guerra, agora a gente está pensando": xamanismo e educação escolar entre os Maxakali
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v19i19p135-150Palavras-chave:
Maxakali, Guerra, Xamanismo, Ritual, EscolaResumo
O objetivo deste ensaio etnográfico é descrever algumas formas de relação dos Maxakali com a alteridade. O contato com os brancos é analisado em continuidade com a relação dos Maxakali com os inimigos e os espíritos. Guerra e ritual são compreendidos como diferentes momentos de um mesmo processo de predação e subsequente domesticação de potências exteriores necessárias à constituição do socius maxakali. Analiso a relação entre saber xamânico e educação escolar, sugerindo que, assim como os cantos rituais são usados para pacificar os espíritos, a escrita é usada para pacificar os brancos. A guerra – cuja prática tornou-se hoje praticamente impossível – é então atualizada no plano da cosmologia, do pensamento, nos contextos do ritual e da escola.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-03-30
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.
Como Citar
Vieira, M. G. (2010). “A gente não faz mais guerra, agora a gente está pensando": xamanismo e educação escolar entre os Maxakali. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 19(19), 135-150. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v19i19p135-150