A parte de que se é parte. Notas sobre individuação e divinização (a partir dos Guarani)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v23i23p287-302Palavras-chave:
Individuação, Divinização, Guarani Mbya, Parentesco intensivo, Afroindígena, Comparação.Resumo
Tendo como inspiração o problema do “ser feito no santo” nas religiões afro-brasileiras, este artigo propõe discutir a relação entre processos de individuação e divinização entre os Guarani Mbya. Elegemos como foco as práticas guarani de nominação que, efetuadas sob a mediação de xamãs, consistem na conexão de uma criança (mas também de um adulto) com potências divinas distribuídas em diferentes regiões do cosmos. De modo a conceitualizar essa conexão em termos mais propriamente guarani – o que nos aproxima de uma ideia de “parentesco intensivo” – perguntamo-nos quem seriam, afinal, para eles, esses deuses/divindades (Nhanderu e Nhandexy kuery). Este ponto reenvia, ademais, para um tema clássico dos estudos guarani: o conceito de nhe’ẽ, “alma-palavra” ou “afeto-linguagem”.Downloads
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Publicado
2014-12-31
Edição
Seção
Especial
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.
Como Citar
Macedo, V., & Sztutman, R. (2014). A parte de que se é parte. Notas sobre individuação e divinização (a partir dos Guarani). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 23(23), 287-302. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v23i23p287-302