“Emoção”, “técnica”, raiva e amor na aplicação da Lei do Feminicídio em um júri público no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i2p198-216Palabras clave:
gênero, emoçõs, estadoResumen
Este artigo resulta de uma pesquisa de doutorado em andamento. Seu objetivo é, a partir de uma etnografia de um júri público de feminicídio no Rio de Janeiro, ocorrido em 2019, analisar como diferentes noções de gênero e emoções permeiam os discursos tanto da defesa quanto da acusação do réu. Este trabalho visa contribuir com os estudos sobre violência contra a mulher com foco na análise do papel das emoções mobilizadas pelos atores envolvidos. O artigo discute o lugar das emoções no debate sobre violência e Estado, em oposição à ideia de que as emoções estariam presentes apenas na esfera privada (ou de que esta poderia ser separada da esfera pública). Procura também refletir sobre a mútua construção do gênero e do Estado e sobre o papel da violência nesse processo.
Descargas
Referencias
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autorizo a Cadernos de Campo a publicar el trabajo de mi autoría/responsabilidad, así como me responsabilizo por el uso de imágenes, si se aceptada su publicación.
Estoy de acuerdo con esta declaración como una expresión absoluta de la verdad y confirmo el carácter inédito de la obra presentada. Asumo la plena responsabilidad del material presentado en mi nombre y en el de los eventuales coautores