A trilha sonora do Cinema: proposta para um “ouvir” analítico

Autores/as

  • Marcia Carvalho Universidade Estadual de Campinas / Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.65388

Palabras clave:

cinema, trilha sonora, semiótica peirciana.

Resumen

Este artigo objetiva apontar uma reflexão sobre o som no cinema a partir das três categorias de Charles Sanders Peirce. Propõe-se um exercício de análise da música, efeito sonoro e voz como correspondentes de uma classificação do som em três categorias: não-representativo, figurativo e representativo. Dessa maneira, pretende-se ressaltar a importância de um debate sobre as diferentes perspectivas do pensamento sobre o som para o cinema, e a necessidade de aguçar nossos ouvidos para escutar e produzir
estes sons.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marcia Carvalho, Universidade Estadual de Campinas / Instituto de Artes
    Radialista, formada pela UNESP, Mestre em Comunicação e Estéticas Audiovisuais, pela ECA-USP, e doutoranda em Multimeios pelo Instituto de Artes da UNICAMP. É integrante do Grupo de Pesquisa de Música aplicada à Dramaturgia e ao Audiovisual, na UNICAMP.

Publicado

2007-04-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A trilha sonora do Cinema: proposta para um “ouvir” analítico. (2007). Caligrama (São Paulo. Online), 3(1). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2007.65388