Entre o cristianismo e uma tradição forjada: a Jerusalén conquistada, de Lope de Vega
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.i22p366-387Palavras-chave:
Lope de Vega, Jerusalén Conquistada, Poesia épicaResumo
Este artigo tem como objetivo localizar a Jerusalén conquistada de Lope de Vega dentro de sua produção religiosa e dos Séculos de Ouro na Espanha. Publicada em 1609, a Jerusalén é fruto do mais ambicioso projeto de Lope de Vega, escritor espanhol famoso pelo teatro, mas que escreveu diversos poemas épicos entre o final do século XVI e nas primeiras décadas do XVII. Lançando mão do modelo italiano de Torquato Tasso, com sua Gerusalemme liberata (1581), Lope construiu sua narrativa para enaltecer a corte espanhola dos Austrias e, ao mesmo tempo, para adquirir em solo espanhol o status que Luís de Camões havia alcançado em Portugal.
Downloads
Referências
Bíblia. N.T; Figueiredo, Antonio Pereira de, Padre. Bíblia sagrada: contendo o velho e o novo testamento. São Paulo: Das Américas, 1950-1952.
Escudero Baztán, Juan Manuel. “Algunos ejemplos de paradigmas hexaemerales en la poesía de Lope”. In: Anuario Lope de Vega. Texto, literatura, cultura, XXIII, 2017, pp. 422-440.
Gorga López, Gemma. “La Biblia en la poesía lírica y épica de la edad de oro”. In: Olmo Lete, Gregorio. La Biblia en la literatura española. Madri: Trotta, 2008.
Pierce, Frank. La poesía épica del siglo de Oro. Madri: Gredos, 1968.
Rank, Michael. Cruzadas e os Soldados da Cruz: os dez cruzados mais importantes. São Paulo: Five Minute books, 2015.
Sánchez Jiménez, Antonio. Lope: el verso y la vida. Madri: Cátedra, 2018.
Vega, Lope. Jerusalén conquistada. Madri: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 1954.
Vega, Lope. Rimas sacras. Madri: Iberoamericana, 2006.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Wagner Monteiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).