Cosmogorama bakongo e brujo-chamanismo como alternativas críticas a modernidade eurocentrada na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.i27p99-131

Palavras-chave:

Cosmogonia dos Povos Originários , Cosmogonia Africana, Estudos Culturais Latino-Americanos, Literatura Hispano-Americana, Crítica Literária.

Resumo

Ao presentar como operam e sistematizam-se as cosmogonias e as cosmovisões originárias e africanas no continente americano pretende-se dispor de sensibilidades capazes de articular o pensamento ancestral como alternativa crítica à Modernidade Eurocentrada.  A partir do conceito cimarronaje (Mendes, 2019) brujo-chamaniusmo (Busso, 2011)o estudo apresenta a ideia de resistência ancestral como eixos que fundamentam pensamento crítico  a partir da redefinição entre humanidade e natureza ao mesmo tempo que firmaria marcos teóricos genuínos e criticidade orgânica em acordo experiência histórica. O objetivo seria o de promover impulsos para o desenvolvimento de projetos críticos (éticos) e criativos (estéticos) baseados na relevância dos povos originários e afrodescendentes no processo de formação das sociedades latino-americanas. Espera-se, com isso, contribuir para ajustes e avanços de uma Historiografia e Crítica Literária Latino-Americana comprometida com os fundamentos de sua representatividade histórica e Educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogerio Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Universidade Federal de Pernambuco

    Professor associado responsável pelas disciplinas de Literaturas e Culturas Hispânicas do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/FELCS) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/PPGL). É líder do grupo de pesquisas Outras Literaturas Hispânicas (UFRN/CNPq).

Referências

Busso, Hugo. Hay que ir más allá del paradigma moderno. Café Latino, Tarragona, 10 jul. 2012. Disponível em: https://www.ecoticias.com/sostenibilidad/68081/Hugo-Busso-alla-paradigma-moderno. Acesso em: 10 jul. 2017.

Busso, Hugo. Crítica a la Modernidad Eurocentrada. Em Búsqueda de Múltiples Alternativas Decoloniales. Madrid: Editorial Académica Española, 2011.

Cabrera, Lydia. El Monte. La Habana: Editorial Letras Cubanas, 1993.

Carné, Karla Marina Lopes Martinez. El Nahualismo en la Narrativa Oral del Municipio de Nahuizalco. Trabalho monográfico para obtenção ao grau de Licenciada em Letras. Universidad de El Salvador. San Salvador, 2016.

Carpentir, Alejo. Os Passos Perdidos. Trad. Marcelo Tápia. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Hybris del Punto Cero: Ciencia, Raza y Ilustración em Nueva Granada (1750-1816). Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana, 2013.

Descola, Phillipe. Par-delà Nature et Culture. Paris: Gallimard, 2005.

Domingos, Luis Tomas. “A Visão Africana em Relação à Natureza”. ENCONTRO NACIONAL DO GT HISTORIA DAS RELIGIÕES E DAS RELIGIOSIDADES – ANPUH – Questões Teórico-metodológicas no Estudo das Religiões e Religiosidades, 3.. Anais... In: Revista Brasileira de História das Religiões, v, III, n.9, Maringá: jan. 2011. ISSN 1983-2859. Disponível em: http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/html. Acesso em 23 de setembro de 2018.

DUNCAN, Quince. “El Afrorrealismo: Una Nueva Dimensión de la Literatura Latinoamericana”. Habana: La Jiribilla, 2006. Disponível em: http://www.lajiribilla.cu/2006/n272_07/272_06.html Acesso em: 6 out. 2014.

Fu-Kiau, Kimbwandende Kia Bunseki. “A Visão Bântu Kôngo da Sacralidade do Mundo Natural”. Tradução para uso didático de PINTO, Valdina O. Salvador, mar. 1998. ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMONIO BANTU – ABANTU – COMUNIDADES ORGANIZADAS DA DIÁSPORA AFRICANA – Rede KÔDYA. Salvador: 2018. Disponível em: https://estahorareall.files.wordpress.com/2015/07/dr-bunseki-fu-kiau-a-visc3a3o-bantu-kongo-da-sacralidade-do-mundo-natural.pdf Acesso em: 28 mar 2018.

GOMES, Flavio dos Santos. Mocambos e Quilombos. Uma História do Campesinato Negro no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2015.

Gonzalez, Roberto Martiínez. “La Animalidad Compartida”. In: Revista Espanhola de Antropología Americana, Madri, 2010, v. 40, n. 2, p. 256-263, ISSN: 0556-6533.

Ilonbe, Raquel. Ceiba. Madrid: D. L.,1978.

LEFF, Enrique. Racionalidade Ambiental: A Reapropriação Social da Natureza. Trad. Luis Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

Llosa, Mario Vargas. El Hablador. Lima: Editorial, 2008.

Mendes, Rogerio. Pedagogia da Cimarronaje. A Contribuição das Cosmogonias e Cosmovisões Africanas e Afrodescendentes para a Crítica Literária e Literaturas (Afro-) Latino-Americanas. Tese de Doutorado. PPGL/UFPE, Recife: 2019.

Oliveira, Eduardo David. Filosofia da Ancestralidade: Corpo de Mito na Filosofia da Educação Brasileira. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2007.

Oliveira, Eduardo David. Filosofia do Encantamento. En: Revista Trans, 7, 2003,, 5-7.

Palomo, Benjamín. Hablan los Nahuales. Mito y Testimonio. São Salvador: UCA, 1998.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Abya Yala. In: SADER, Emir. Latino-Americana. Enciclopédia Contemporânea da América Latina. São Paulo: Boitempo, 2006. Disponível em: http://latinoamericana.wiki.br/verbetes/a/abya-yala Acessado em: 5 de maio de 2017.

Postioma, Adalberto. Filosofia Africana. Luanda: Seminário de Luanda, 1968.

Queiroz, Amarino Oliveira de. As Inscrituras do Verbo. Dizibilidades Performáticas da Palavra Poética Africana. Tese de Doutorado. PPGL/UFPE, Recife: 2007.

Spirito Santo, Augusto. “Menos Foucault e Mais Fu-Kial:” Filosofia Bacongo para Iniciantes. Rio de Janeiro: mar. 2011. Disponível em: https://spiritosanto.wordpress.com/2017/06/06/menos-foucault-mais-fu-kiau-filosofia-bakongo-para-iniciantes/ Acesso em: 28 mar. 2019.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

MENDES, Rogerio. Cosmogorama bakongo e brujo-chamanismo como alternativas críticas a modernidade eurocentrada na América Latina. Caracol, São Paulo, Brasil, n. 27, p. 99–131, 2024. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.i27p99-131. Disponível em: https://revistas.usp.br/caracol/article/view/213053.. Acesso em: 26 jun. 2024.