Sentidos sobre o passado: uma análise comparativa do espanhol e do português
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.i28p27-47Palavras-chave:
Análise Contrastiva, Tempo Verbal, Dêixis, Língua Portuguesa, Língua EspanholaResumo
Este estudo visa realizar uma breve análise comparativa do pretérito perfeito do modo indicativo nas línguas portuguesa e espanhola, enfocando as nuances expressas por esse(s) tempo(s) verbal(is) em contraste com os sentidos que derivam de possíveis traduções para o português. Para embasar esta análise, mapeamos, dentre outros autores, definições presentes nas obras de Bosque (2009), Matte Bon (1998), Gómez Torrego (2002) e Charaudeau; Darbord; Pottier (1994), no que tange aos tempos verbais em língua espanhola; e a Azeredo (2010), Cunha; Cintra (1992) e Bechara (2009), no que diz respeito aos estudos dos tempos em português. Neste artigo, também abordamos a noção de dêixis temporal e buscamos refletir sobre o lugar do estudo gramatical na educação linguística.
Downloads
Referências
Azeredo, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 3° ed. – São Paulo: Publifolha, 2010.
Bakhtin, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Pontes, 2000.
Bechara, Evanildo. Moderna Gramática da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
Bosque, Ignacio. Nueva gramática de la lengua española: Morfología – Sintaxis I. Espasa libros – Madrid, 2009.
Charaudeau, Patrick.; Darbord, Bernard.; Pottier, Bernard. Grammaire explicative de l´'espagnol. Paris: Nathan-Université, 1994.
Fanjul, Adrián. Gramática Práctica del Español para brasileños. São Paulo: Moderna, 2014.
Gómez Torrego, Leonardo. Gramática didáctica del español. Madri: SM, 2002.
Gili Gaya, Samuel. Curso Superior de Sintaxis Española. Barcelona: Vox, 2000.
Maingueneau, Dominique. Análise de textos de comunicação / Dominique Maingueneau: tradução de Cecília de P. da Souza-e-Silva, Décio Rocha. – 3. ed. – São Paulo: Cortez: 2004.
Matte Bon, Francisco. Gramática Comunicativa del Español Tomo II. Ediciones EDELSA, 1998.
Mazzaro, Daniel. A gramática nos livros didáticos de Espanhol: breves reflexões a partir das obras aprovadas no PNLD 2015. In: Barros, C. S.; Martins-Costa, E. G.; Freitas, L. M. A. (Org.). O livro didático de espanhol na escola brasileira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 227-240.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rodrigo da Silva Campos, Dayala Paiva de Medeiros Vargens

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
