A expansão linguística espanhola na China e no Brasil: convergências, deslocamentos e assimetrias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.i20p322-349Palavras-chave:
Glotopolítica, Política linguística panhispánica, Ideologia linguística, Expansão do espanhol, HispanofoníaResumo
Em 2018 a imprensa dedicou uma atenção bastante significativa à promoção do espanhol na China. Com aproximadamente 1,4 bilhões de habitantes, este país asiático é o mais recente objetivo estratégico da expansão do espanhol como língua estrangeira executada pelo Estado espanhol. Eventos como a criação de um convênio entre a Real Academia de la Lengua española (RAE) e a Universidade de Estudos Internacionais de Shangai (SISU), e a inclusão da língua espanhola no currículo da Educação Básica do país tiveram um entusiasmado destaque na imprensa e também no foro de notícias da própria RAE. Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa – tratando de detectar convergências e divergências – entre a atual promoção do espanhol na China e a promoção do espanhol no Brasil, que teve seu auge nos anos 90 e na primeira década dos anos 2000. Adotando o enfoque glotopolítico (ARNOUX, 2000) como pressuposto teórico, tratamos de detectar ideologemas que surgem na promoção discursiva do espanhol em cada caso, o que consequentemente revela aspectos importantes destes processos de planificação linguística relacionados aos campos político, econômico e ideológico.
Downloads
Referências
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2020 Andrea Silva Ponte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
